Golfinho é encontrado morto após encalhar em praia de AL

O Instituto Biota de Conservação registrou na noite dessa segunda-feira (26) o encalhe de mais um golfinho no litoral alagoano, dessa vez na Praia de Lagoa do Pau, em Coruripe. A equipe foi acionada por moradores da localidade. É o segundo caso em uma semana no Litoral Sul, sendo o primeiro em Jequiá da Praia.
De acordo com os integrantes da entidade, o golfinho estava fraco e por esse motivo foi levado para a sede do Instituto Biota, onde passará por uma necropsia realizada pela equipe de veterinários e biólogos.
Levantamento do Instituto mostra que desde junho de 2009 a agosto de 2022 foram registrados 242 encalhes de mamíferos aquáticos, sendo 228 cetáceos (golfinhos e baleias), 11 sirênios (peixe-boi-marinho) e 3 pinípedes (lobo-marinho-subantártico).
De janeiro a agosto deste ano foram nove registros de resgate de mamíferos aquáticos em Alagoas.
Entre os cetáceos (baleias e golfinhos), a espécie mais frequentemente registrada é o Boto-cinza (Sotalia guianensis), com 113 registros. Segundo informações do Biota, trata-se de uma espécie de hábitos bastante costeiros, o que aumenta a sua chance de interagir negativamente com ameaças antrópicas (como pesca, colisão com embarcação e poluição) e vir a encalhar.
“Além de Sotalia, as duas outras espécies mais comuns são o Golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus) com 24 ocorrências, e a Baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) com 23 ocorrências, sendo essa última mais comum entre os meses de julho a novembro quando a espécie vem se reproduzir na costa brasileira”, destacou o Instituto Biota.
Últimas Notícias

Novos ícones do esporte brasileiro

CBF abre o jogo sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões

Quem é Ana Paula Leme, ex-panicat presa de novo após tumulto com PMs

PSG abre vantagem sobre Arsenal por vaga na final da Liga dos Campeões
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
