Sesau alerta para que medidas de prevenção contra Covid-19 sejam seguidas nas festas de fim de ano
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforçou, nesta segunda-feira (19), durante reunião semanal do Grupo Técnico Científico (GTC), o alerta para que a população continue seguindo as medidas sanitárias contra o novo coronavírus, com o intuito de evitar aumento de casos de Covid-19 durante as confraternizações de Natal e Réveillon. Além de evitar aglomerações, os especialistas orientam que a população deve usar máscara em ambientes fechados, higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel a 70% e, principalmente, completar o esquema vacinal, que é composto por duas doses, dois reforços e, no casos dos imunossuprimidos, uma dose adicional.
Durante a reunião foram analisados os dados dos Boletins Epidemiológicos das últimas semanas, que são emitidos diariamente pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), bem como, a ocupação de leitos de Enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), divulgados todos os dias pela Central Estadual de Regulação de Leitos. Os números são disponibilizados no site www.saude.al.gov.br/covid-19, assegurando total transparência às informações epidemiológicas relacionadas à Covid-19 em Alagoas.
O chefe do Gabinete de Combate às Doenças Infecciosas da Sesau, infectologista Renee Oliveira, ressaltou que as medidas tomadas com antecedência pelo GTC garantiram que o Estado conseguisse estabilizar o número de casos e internações por Covid-19. “Observamos uma redução no número de casos do novo coronavírus em Alagoas quando comparamos essa semana epidemiológica com as últimas duas analisadas. Não temos filas de pacientes precisando de internação, o que é bastante positivo. Nosso objetivo é estar sempre com um percentual de segurança no número de leitos disponíveis. Atualmente, estamos com uma faixa de 35% de ocupação tanto nos leitos de UTI e Clínicos, o que representa um bom sinal e que dá segurança para o futuro”, salientou o especialista
Ainda de acordo com o infectologista, apesar da estabilidade no número de internações, Alagoas ainda vive o cenário da variante Ômicron e, por isso, as medidas sanitárias devem ser seguidas à risca, principalmente ao se reunir com pessoas com comorbidades, idosos e crianças. “As variantes e subvariantes Ômicron são extremamente transmissíveis e a capacidade de passar de uma pessoa para outra é altíssima. Acreditamos que temos um número grande de pessoas que não teve contato com essas subvariantes mais recentes e, com isso, o risco de desenvolver um quadro de Covid-19 é grande. Também observamos que a maioria das pessoas que evoluiu para óbito não tomou as vacinas ou não completou o seu esquema vacinal. Por isso, pedimos a todos que não deixem de se vacinar”, reforçou.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou que a estabilização dos casos e internações verificada na semana epidemiológica analisada nesta segunda-feira (19) mostram a importância dos alertas feitos pela Sesau, que seguiu todas as orientações do GTC. “Esse novo cenário reflete a agilidade na tomada de decisões, nas orientações à população e mostram a eficácia das vacinas contra a Covid-19. Completar o esquema vacinal é fundamental e a forma mais efetiva de proteger a população. Por isso, todas as medidas de prevenção devem continuar sendo seguidas para que possamos, enfim, diminuir o número de casos de Covid-19 no Estado”, ressaltou o gestor da saúde estadual.
Últimas Notícias
WhatsApp, Instagram e Facebook registram instabilidade nesta quarta-feira (8)
SMTT Arapiraca orienta condutores sobre cuidados com animais nas vias
Veículo é arrastado por correnteza após tentativa de travessia em Santana do Ipanema
Conselho Tutelar notifica escola de filhas de Virginia após denúncia de faltas
Operação mira esquema bilionário de venda de eletrônicos do Paraguai no Mercado Livre, no Magazine Luiza e na Shopee
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Campanha 'Eu sou queridinho'
Assinatura de Ordem de Serviço Vale do Perucaba

