Jogadora de basquete americana é libertada em troca de prisioneiros entre os EUA e a Rússia

Por redação com Terra 08/12/2022 19h07
Por redação com Terra 08/12/2022 19h07
Jogadora de basquete americana é libertada em troca de prisioneiros entre os EUA e a Rússia
Brittney Griner foi libertada de prisão na Rússia após troca de prisioneiros com os EUA - Foto: REUTERS

A jogadora de basquete Brittney Griner foi solta durante uma troca inédita de prisioneiros entre os Estados Unidos e a Rússia, nesta quinta-feira, 8. Ela foi trocada por um traficante de armas russo, detido nos EUA.

Griner estava presa desde o início do ano, acusada de porte ilegal de substância contendo cannabis ao entrar no aeroporto de Moscou. Ela foi condenada a nove anos de prisão, uma sentença que foi chamada de arbitrária por autoridades estadunidenses.

Desde seu julgamento, o governo norte-americano já negociava com Moscou uma troca de prisioneiros para conseguir libertar a campeã da NBA norte-americana.

Ela foi trocada por Viktor Bout, um traficante de armas russo que estava preso nos EUA. Ele é um ex-tenente-coronel do Exército Soviético que o Departamento de Justiça dos EUA já apontou como um dos maiores traficantes de armas do mundo.

Bout cumpria sentença de 25 anos sob a acusação de conspirar para vender dezenas de milhares de dólares em armas, ganhando o apelido de "o Mercador da Morte".

Segundo o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que falou com a atleta ao telefone, a soltura já foi realizada e a atleta está sob custódia de autoridades norte-americanas, a caminho de casa.