Dezembro Vermelho: Arapiraca inicia campanha de combate ao HIV/Aids

Nessa quinta-feira (1º), foi celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Em Arapiraca, a data marca o início do Dezembro Vermelho, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), que tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas que vivem com o vírus.
Com o objetivo de ampliar a discussão sobre o assunto, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de IST/Aids, em parceria com o grupo Centuriões do Rei, realizaram uma mega ação no jardim principal do Centro Administrativo de Arapiraca, localizado no bairro Santa Edwiges.
Com o apoio das equipes de Promoção à Saúde, foram disponibilizados diversos serviços à população e aos servidores, como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites, dentre outros.
Para a coordenadora de IST/Aids, Luciele Cajueiro, é preciso falar sobre o assunto para combater o preconceito e incentivar a testagem.
“Com o tratamento, é possível que a pessoa infectada viva normalmente. Essa campanha tem o objetivo de incentivar as pessoas a fazerem o teste para que, em caso positivo, o tratamento seja iniciado imediatamente”, disse ela.
A abertura do Dezembro Vermelho em Arapiraca faz parte de uma programação que será realizada durante todo o mês de dezembro.
HIV e Aids não são a mesma coisa
É importante destacar que HIV e Aids não são a mesma coisa. Na medida em que se multiplica e destrói os linfócitos T-CD4+, o vírus HIV vai incapacitando o sistema imunológico da pessoa, permitindo que ela desenvolva outras doenças, que são chamadas de oportunistas. Quando isso acontece é que a pessoa desenvolve a aids. Ou seja, HIV é o vírus que pode provocar a aids.
Porém, isso leva um tempo para acontecer desde o momento em que alguém é infectado pelo HIV – e pode variar bastante. Muitas pessoas podem viver anos com o vírus sem desenvolver a doença ou ter sintomas da aids.
Mas atenção! Mesmo sem desenvolver a doença, quem tem o vírus HIV pode transmiti-lo para outras pessoas, através do sexo vaginal, anal e oral sem preservativo; transfusão de sangue contaminado; utilização de instrumentos perfurocortantes sem esterilização, como seringas e alicates de unha; de mãe para filho durante a gravidez, o parto e a amamentação.
Tratamento gratuito
No Brasil, o tratamento contra o vírus HIV é gratuito através do Sistema Único de Saúde (SUS), o que garante uma vida completamente normal ao portador do vírus.
Quem faz tratamento com antirretrovirais e tem carga do vírus indetectável em exames durante seis meses no mínimo, não o transmite em relações sexuais.
Arapiraca conta com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que atende a usuários por demanda espontânea, sem a necessidade de agendamento prévio.
O órgão funciona atualmente na Rua Guanabara, bairro Capiatã, mas em breve será transferido para o novo Complexo de Saúde, próximo ao 5º Centro de Saúde, no Centro de Arapiraca.
Últimas Notícias

ASA vence o Sergipe fora de casa e mantém liderança na Série D

'Não tenho contato, mas nenhum ressentimento', afirma Temer sobre Lula e Dilma

Comentarista da ESPN viraliza ao prever nome do novo papa dez dias antes do anúncio

Dólar fecha a R$ 5,65 com negociações entre China e EUA no radar; Ibovespa acumula alta

Grave acidente deixa duas pessoas feridas após colisão com árvore no litoral Sul de Alagoas
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

3º Festival do Camarão em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
