Três barragens em Delmiro Gouveia são inspecionadas pela FPI

A 11° edição da Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco (FPI do São Francisco) vistoriou, nesta segunda-feira (28), três barragens localizadas na zona rural de Delmiro Gouveia, Sertão alagoano. De acordo com técnicos e especialistas, nenhuma delas está na eminência de rompimento. Porém, os três reservatórios estão com vegetação excessiva e não estão tendo manutenção continuada e adequada.
O geógrafo Luciano Lopes Lima, que integra a Equipe de Recursos Hídricos da FPI do São Francisco, explicou que a fiscalização tem como meta verificar o direito de uso dos Recursos Hídricos, como os problemas visuais existentes, para que os responsáveis pelas barragens adotem medidas para saná-los.
"Manter as vistorias e a manutenção periódica das barragens é muito importante para avaliação das condições do barramento, assim permitindo um nível de segurança adequado", ressaltou Luciano Lopes.
Na ocasião, os técnicos que participaram da fiscalização constataram que os problemas encontrados nas três barragens são praticamente os mesmos.
O analista ambiental do Ibama, Alberto Santana, frisou que lâminas d'água em áreas do semiárido e caatinga, além de contribuir para dessedentação de animais silvestres e domésticos, possuem papel regulador da umidade relativa do ar, de temperatura e ajuda na evapotranspiração das plantas.
Participaram da inspeção integrantes do Ministério Público Estadual, das Secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) de Alagoas e Delmiro Gouveia, do Instituto do Meio Ambiente (IMA), do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), do Instituto do Meio Ambiente e do Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
Últimas Notícias

Homem que dormia em matagal morre ao ser atropelado por máquina usada na limpeza da vegetação, em Inhapi

PM realiza prisão de homem e apreende espingarda e drogas em Arapiraca

SMTT Arapiraca celebra Semana do Motociclista com ações educativas para prevenções de sinistros

Mulher denuncia que morangos do amor foram furtados por motociclista de aplicativo

Mimin do Gado, Raelson Rocha e Arreio de Ouro comandam shows da 21ª Cavalgada Padre Cícero, em Lagoa da Canoa
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Entrega de vans e assinatura de ordem de serviço em Arapiraca
