Desembargador que desacatou guardas municipais por não querer usar máscara é condenado à pena máxima
O desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira, foi condenado à aposentadoria compulsória — pena máxima — por desacatar guardas municipais em Santos, no litoral de São Paulo. O caso ocorreu em 2020, quando o magistrado se recusou a obedecer à determinação local que exigia o uso da máscara de proteção contra a Covid-19 em ambientes públicos.
A decisão foi tomada nesta terça-feira (22) pelo Conselho Nacional de Justiça, após entendimento da maioria dos conselheiros durante sessão no plenário. De acordo com o relatório da conselheira Jane Granzoto, o magistrado demonstrou "total menosprezo ao trabalho dos guardas municipais" e ofendeu um dos agentes, chamando-o de "analfabeto" e "guardinha".
"Para demonstrar influência, o desembargador rasgou a multa que recebeu e telefonou para o secretário municipal de Segurança Pública", afirmou o CNJ.
"A conselheira Jane Granzoto destacou que o desembargador apresentou laudos médicos que constatavam patologias de saúde mental, mas que, se à época das abordagens essa já fosse a situação, tais condições não o impediam de realizar suas funções como magistrado e seus atos da vida civil."
Argumento da defesa
A defesa do desembargador registrou que o desembargador errou por estar preocupado com situações pessoais, como problemas com os filhos e uma separação. O argumento, no entanto, não foi aceito pelo subprocurador-geral da República, Alcides Martins, que "alegou que Eduardo Siqueira não manteve conduta compatível à magistratura, debochando dos agentes públicos em mais de uma situação".
Últimas Notícias
Governo deve entregar mais 400 unidades odontológicas móveis
CESMAC do Sertão consolida protagonismo regional com curso de Enfermagem pioneiro no interior de Alagoas
Virginia Fonseca decide não renovar o contrato e deixa o SBT
IPVA 2026: Secretaria da Fazenda garante desconto para pagamento em cota única
Arapiraca reúne mentes criativas e negócios inovadores em dia histórico para o Agreste
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Inauguração de escola no Capim

