Pelotão Mirim do 3º BPM participa de visita a unidades da PM em Maceió

Por redação com assessoria 17/11/2022 18h06
Por redação com assessoria 17/11/2022 18h06
Pelotão Mirim do 3º BPM participa de visita a unidades da PM em Maceió
Visita do Pelotão Mirim - Foto: Assessoria

Unidades da Polícia Militar de Alagoas sediadas em Maceió receberam uma visita especial durante esta quinta-feira (17). Cerca de 90 crianças e adolescentes do Projeto Pelotão Mirim participaram da atividade.

O Pelotão Mirim é desenvolvido pelo 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado em Arapiraca e conta com a parceria das Prefeituras Municipais de Arapiraca, Feira Grande, Limoeiro de Anadia e Craíbas. A excursão já é tradição a cada final de turma – esta iniciou dia 26 de abril e concluirá as atividades em dezembro.

A viagem incluiu conhecer as dependências e a rotina de unidades como Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM) e Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), ambas localizadas no Trapiche da Barra e Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), no Pontal da Barra.

Acompanhados de instrutores, professores do projeto e com apoio de alunos do Curso de Formação de Praças (CFP), os visitantes realizaram ainda outros passeios extracurriculares como um ida à praia, encerrando o roteiro no Minizoológico do Polo Cesmac de Marechal Deodoro.

Pelotão Mirim

O Projeto Pelotão Mirim é desenvolvido pela Polícia Militar de Alagoas por meio do 3° Batalhão, sediado no município de Arapiraca, com apoio de instituições parceiras. O Pelotão Mirim existe para fortalecer a cidadania.

Meninos e meninas com idades entre 10 e 13 anos, vindos famílias de baixa renda, participam de ações educativas e preventivas. Fardados, os integrantes recebem importantes lições sobre comportamentos saudáveis, ordem unida, noções de segurança, higiene e saúde, relações interpessoais, prevenção de incêndio, prevenções e resistência às drogas além de participar de atividades esportivas, eventos entre outras ações.

A iniciativa começou em 05 de abril de 2010 e ao longo de mais de uma década já formou mais de 700 crianças e adolescentes.