Ufal recomenda volta do uso de máscara em locais fechados na universidade

A gestão Universidade Federal de Alagoas mantém a recomendação do uso de máscara em locais fechados para evitar contaminação pela covid-19. Essa decisão atende a Resolução nº 81/2022 do próprio Conselho Universitário (Consuni), aprovada em setembro deste ano, e segue Nota Técnica da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS).
A Nota Técnica do MS faz o alerta sobre o aumento do número de casos de covid-19 e circulação de novas linhagens da variante Ômicron, com ênfase nas sublinhagens BQ.1, BA.5.3.1. “Os dados epidemiológicos da covid-19 no mundo e no Brasil indicam a necessidade de contínuo monitoramento epidemiológico do SARS-CoV-2 e variantes. Até 11 de novembro de 2022, são 34.908.198 casos e 688.656 óbitos acumulados de covid-19 no Brasil”, destacou o documento.
De acordo com o reitor Josealdo Tonholo e a vice-reitora Eliane Cavalcanti, essa medida é para proteger todas as pessoas que fazem parte da comunidade da Ufal e também a sociedade de uma maneira geral.
“Estamos em alerta e em contato permanente com autoridades sanitárias. Não queremos fazer alarde, mas é necessário nos precaver para evitar contaminação. O uso de máscara é importantíssimo e precisamos nos preservar, principalmente em locais fechados e com grande fluxo de pessoas circulando”, reforçou a vice-reitora.
“Vale salientar que a Resolução do Consuni em seu artigo 4º recomenda que a comunidade universitária continue fazendo uso de máscara de proteção em locais fechados. Isso é permanente porque o uso de máscara protege todas as pessoas e evita disseminação. Não estamos livres do coronavírus e não podemos baixar a guarda. Não é obrigatório, mas é recomendável”, afirmou Tonholo.
Segundo a professora Eliane, no último dia 11, a SBI já fez um alerta para o aumento do número de casos de covid-19 no país, por conta da subvariante Ômicron BQ.1. Ontem (16), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) também recomendou o retorno do uso de máscaras em locais fechados para evitar a expansão dessa subvariante do coronavírus.
A decisão da Sesau foi tomada durante reunião do Grupo Técnico da Sala de Situação da Covid-19 e, além do uso de máscara, também ressaltou a necessidade da conclusão do esquema vacinal contra a doença. O Ministério da Saúde já confirmou, na terça-feira (15), o primeiro caso da nova subvariante em Alagoas, por isso, é importante a precaução: usar máscara, intensificar higienização das mãos, seja com água e sabão ou com álcool 70%, e evitar aglomerações.
Últimas Notícias

Uerj revoga título honoris causa concedido ao ex-presidente Médici

Maior desbloqueador de celulares roubados do Estado do Rio é preso

STF tem maioria para restringir decisão da Câmara sobre Ramagem

Turma do STF forma maioria para perda de mandato e 10 anos de prisão para Zambelli por invasão do sistema do CNJ

Ações da PMAL resultam em prisões por porte ilegal de arma, furto e tráfico de drogas
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

3º Festival do Camarão em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
