Além do emagrecimento: conheça o que é o jejum intermitente
Estratégia alimentar auxilia no controle do peso, mas deve ser acompanhada por um especialista, alerta nutricionista

Emagrecer é o desejo de muitos brasileiros e os benefícios da perda de peso vão muito além da estética. Para eliminar os quilos indesejados, as pessoas acabam procurando diferentes tipos de dietas, como o jejum intermitente, que intercala períodos de jejum voluntário com períodos de alimentação.
A nutricionista do Grupo Hapvida Notredame Intermédica, Icléa Rocha, explica que a estratégia pode auxiliar no controle ou até mesmo na perda de peso corporal, mas é fundamental que seja acompanhada por um profissional de saúde, já que o método deve ser ajustado e adaptado de acordo com as necessidades e objetivos de cada paciente.
Os benefícios do jejum intermitente além do emagrecimento
Fortalecimento do sistema imunológico, melhora da disposição e prevenção do envelhecimento precoce. Os benefícios do jejum intermitente vão muito além do emagrecimento.
“Quando bem indicado e bem feito, o jejum intermitente pode trazer inúmeras vantagens, inclusive no que diz respeito ao controle dos níveis de glicose e melhora da resistência insulínica, níveis de triglicerídeos e gordura no fígado”, comenta a profissional.
Segundo a nutricionista, o período de jejum pode variar de 12 a 24 horas, podendo ser feito diariamente ou apenas em alguns dias da semana. A definição desses parâmetros depende da avaliação do histórico de saúde do paciente. “Lembrando que líquidos, como água, chás e café sem açúcar podem ser consumidos a qualquer momento”, diz.
Atenção ao início e à quebra do jejum
A profissional do Grupo Hapvida Notredame Intermédica ressalta que o jejum intermitente é contraindicado para alguns públicos, como crianças, adolescentes, gestantes, puérperas, diabéticos e pessoas com histórico de anemia ou problemas estomacais. A nutricionista finaliza destacando a importância de estar atento às refeições realizadas antes do início do jejum e à chamada “quebra do jejum”.
“A refeição antes do jejum é muito importante, por isso, devemos programá-la para ser um prato rico em fibras e proteínas magras. Carboidratos e gorduras podem ser consumidos com moderação. Já a quebra do jejum geralmente é realizada com líquidos, como caldos nutritivos, saladas com proteínas como peito de frango, carne vermelha magra e ovo cozido”.
Últimas Notícias

CBF abre o jogo sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões

Quem é Ana Paula Leme, ex-panicat presa de novo após tumulto com PMs

PSG abre vantagem sobre Arsenal por vaga na final da Liga dos Campeões

'Eu me sinto envergonhada por ser mãe', diz cantora sobre romance da filha, Hanna Santos, com Artur Jorge
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
