Com sete meses, arapiraquense luta pela vida e precisa de procedimento com urgência em Maceió

Por Redação 12/11/2022 12h12 - Atualizado em 12/11/2022 12h12
Por Redação 12/11/2022 12h12 Atualizado em 12/11/2022 12h12
Com sete meses, arapiraquense luta pela vida e precisa de procedimento com urgência em Maceió
Antony Gabriel luta pela vida e necessita de exame de urgência - Foto: Arquivo Pessoal

O arapiraquense Anthony Gabriel, de apenas sete meses, está precisando de um procedimento de urgência para descobrir o que está lhe impedindo de respirar.


O pequeno luta pela vida, e atualmente está internado na UTI do Hospital Geral do Estado (HGE). O bebê chegou a ser internado, também, no Hospital Chama, em Arapiraca, e no Hospital Veredas, onde foi submetido a uma cirurgia de correção de fístula. Somadas as internações, já são 73 dias que o pequeno se encontra em UTI.


A mãe do bebê, Mayra Fernanda, conta que o seu filho estava bem, após o procedimento cirúrgico, mas foi acometido por uma virose e, depois disso, começou a ter dificuldades para respirar. Os médicos suspeitam que o pequeno esteja com uma estenose traqueal, o que dificulta a respiração da criança, que ao longo do tempo, vem passando por complicações graves e não consegue respirar por muito tempo sem ajuda de oxigênio.


“Ele tá dependendo do oxigênio, no momento, ele tá no cepap e, quando tira, ele fica muito cansado, ele tá tomando inalações com adrenalina, fazendo puff. Aqui, no HGE, eles estão fazendo o possível, enquanto consegue a broncoscopia, pra depois ter um diagnóstico e fazer novamente uma cirurgia. Hoje, eu tava lá com ele, e tirou o oxigênio, pra fazer o puff, porque ele tava muito cansado, e ele já começou a ficar cianótico, com a boquinha roxa. Cada dia que se passa, ele tá aguentando menos a ficar sem oxigênio”, disse Mayra.


Agora, a corrida é para que o pequeno realize um procedimento de urgência, chamado Broncoscopia - que serve para analisar as vias aéreas, por meio da introdução de um tubo fino, que permite a visualização de eventuais alterações ou lesões. O exame é realizado com anestesia e monitorização contínua.


Segundo a mãe da criança, o exame é realizado somente na Santa Casa de Maceió. No entanto, é preciso conseguir uma vaga na UTI da unidade hospitalar (via SUS), para a realização do exame.


A família apela para as autoridades de Saúde do estado, para que o caso seja solucionado.


A redação do Portal Já é Notícia tentou contato com a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas – Sesau – e aguarda resposta do órgão.