Dia de eleição pode aumentar risco de infarto e AVC; veja quais os sintomas
Médicos recomendam que eleitor procure atendimento de emergência imediatamente ao perceber sintomas para evitar maiores complicações

O primeiro turno das eleições gerais ocorre neste domingo (02), e as divergências políticas entre os eleitores no dia do pleito, bem como a tensão na espera do resultado, podem levar o corpo a uma situação de estresse intenso, aumentando o risco de infarto do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Um estudo feito por pesquisadores da Kaiser Permanente, um serviço de gestão de saúde da Califórnia, e das universidades Columbia e Harvard, as três nos Estados Unidos, mostrou que as eleições presidenciais estão associadas ao aumento das internações por doenças cardiovasculares.
Conforme cardiologistas, quando o corpo humano passa por estresse de forte intensidade, há uma grande liberação dos hormônios do estresse, as catacolaminas – adrenalina e noradrenalina –, na circulação sanguínea.
Esses hormônios fazem com que ocorra um aumento dos batimentos cardíacos, elevando a pressão e vasoconstrição arterial, inclusive das artérias coronárias, responsáveis pelo fluxo sanguíneo ao coração.
O risco é maior para os pacientes que tiveram infarto ou AVC no passado, e intermediário para as pessoas com fatores associados, como hipertensão arterial sistêmica e diabetes.
Sintomas
As urgências cardiovasculares podem apresentar sintomas diferentes.
Ainda assim, é possível perceber alguns sinais de alerta para a saúde do coração, incluindo: Dor no coração; Náusea e mal-estar; Suor excessivo; Alteração no estado da consciência; Tontura; Cansaço extremo (fadiga);
Palpitações, principalmente se acompanhadas de intenso cansaço; Dor súbita extrema no tórax ou no abdômen.
O atendimento imediato e de forma adequada durante um caso de infarto do miocárdio, AVC, crises hipertensivas, arritmias cardíacas, doenças isquêmicas do coração e paradas cardiorrespiratórias fará toda a diferença no desfecho do paciente.
Últimas Notícias

Irmão de ex-vereador morre no hospital após ser ferido com golpes de arma branca

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai para R$ 36 milhões

Polícia Civil do Rio devolve 1,4 mil celulares a proprietários

STJ nega anulação de investigação contra jogador Bruno Henrique

Governo anuncia reajuste do auxílio-alimentação para servidores da educação retroativo a janeiro
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Entrega de vans e assinatura de ordem de serviço em Arapiraca
