Dia de eleição pode aumentar risco de infarto e AVC; veja quais os sintomas
Médicos recomendam que eleitor procure atendimento de emergência imediatamente ao perceber sintomas para evitar maiores complicações

O primeiro turno das eleições gerais ocorre neste domingo (02), e as divergências políticas entre os eleitores no dia do pleito, bem como a tensão na espera do resultado, podem levar o corpo a uma situação de estresse intenso, aumentando o risco de infarto do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Um estudo feito por pesquisadores da Kaiser Permanente, um serviço de gestão de saúde da Califórnia, e das universidades Columbia e Harvard, as três nos Estados Unidos, mostrou que as eleições presidenciais estão associadas ao aumento das internações por doenças cardiovasculares.
Conforme cardiologistas, quando o corpo humano passa por estresse de forte intensidade, há uma grande liberação dos hormônios do estresse, as catacolaminas – adrenalina e noradrenalina –, na circulação sanguínea.
Esses hormônios fazem com que ocorra um aumento dos batimentos cardíacos, elevando a pressão e vasoconstrição arterial, inclusive das artérias coronárias, responsáveis pelo fluxo sanguíneo ao coração.
O risco é maior para os pacientes que tiveram infarto ou AVC no passado, e intermediário para as pessoas com fatores associados, como hipertensão arterial sistêmica e diabetes.
Sintomas
As urgências cardiovasculares podem apresentar sintomas diferentes.
Ainda assim, é possível perceber alguns sinais de alerta para a saúde do coração, incluindo: Dor no coração; Náusea e mal-estar; Suor excessivo; Alteração no estado da consciência; Tontura; Cansaço extremo (fadiga);
Palpitações, principalmente se acompanhadas de intenso cansaço; Dor súbita extrema no tórax ou no abdômen.
O atendimento imediato e de forma adequada durante um caso de infarto do miocárdio, AVC, crises hipertensivas, arritmias cardíacas, doenças isquêmicas do coração e paradas cardiorrespiratórias fará toda a diferença no desfecho do paciente.
Últimas Notícias

Homem é brutalmente assassinado com mais de 30 facadas no Sertão alagoano; três suspeitos são presos

BC passa a apurar mensalmente dados sobre juros e encargos totais no cartão

Padrasto é preso suspeito de matar menino de 2 anos em Maceió após laudo apontar agressão

Suspeito de matar jovem com facada no pescoço se entrega à Polícia Civil no Sertão alagoano

Grátis: Escola Mulheres+ no Cinema oferecerá atividades formativas no setor audiovisual ao longo de 2025 em Maceió
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

3º Festival do Camarão em Arapiraca
