Após corte no Farmácia Popular, MS adiciona 5 medicamentos ao programa
O Ministério da Saúde anunciou que irá incorporar cinco novos medicamentos ao Programa Farmácia Popular do Brasil. A iniciativa é uma das principais ações para distribuição de fármacos do Sistema Único de Saúde (SUS), pois disponibiliza remédios gratuitos para o tratamento de diabetes, asma e hipertensão em parceria com farmácias particulares em todo o país.
O anúncio ocorre após a publicação de corte de 60% no orçamento do programa em 2023, que vai restringir o acesso da população a 13 tipos diferentes de princípios ativos de remédios usados no tratamento de diabetes, hipertensão e asma, além de fraldas geriátricas.
Segundo a instituição, os novos medicamentos são direcionados, principalmente, para o controle de doenças cardiovasculares, diabetes e insuficiência cardíaca. São eles:
Besilato de Anlodipino 5 mg (hipertensão arterial)
Succinato de Metoprolol 25 mg (hipertensão arterial)
Espironolactona 25 mg (hipertensão arterial)
Furosemida 40 mg (hipertensão arterial)
O quinto produto adicionado é o Dapagliflozina 10 mg, usado contra diabetes mellitus tipo 2 associada a doença cardiovascular. Este medicamento será fornecido por meio da modalidade de copagamento, em que o usuário deve pagar parte do valor para aquisição.
De acordo com o ministério, os medicamentos ficarão disponíveis para a população em 30 dias a partir desta sexta-feira (30/9), data de publicação da portaria que estabelece a incorporação dos fármacos no Diário Oficial da União (DOU). O governo ainda informou que a estimativa é de que 2,7 milhões de pessoas sejam beneficiadas com os novos medicamentos.
Últimas Notícias
Ciclista morre após ser atropelado na AL-115, em Palmeira dos Índios
Polícia Militar localiza grande quantidade de drogas durante ação no bairro Canafístula, em Arapiraca
Revelada a selfie de turista antes de ser atacada por leopardo-das-neves
Prefeitura divulga atrações do Traipu Folia 2026
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 130 milhões
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração de escola no Capim

