Estudantes da rede pública participam de concurso de redação da Esmal

Cerca de 80 estudantes do 1º ano da escola estadual Prof. Edmilson de Vasconcelos Pontes participam, nesta quarta-feira (28), do IX Concurso de Redações, com o tema “Informação: uma grande aliada para o exercício da cidadania”. A atividade é promovida pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).
Outras 11 escolas também participam do concurso. As redações serão redigidas pelas instituições até a próxima quinta-feira (29), sobre subtemas escolhidos entre os próprios alunos, mas que tenham correlação com o tema central. Os estudantes da escola Edmilson Pontes escolheram o subtema “Eleições no Brasil: é importante participar”.
O PCJE promoveu diversas palestras ao longo de 2022, para preparar os alunos para o concurso. As temáticas abordadas foram os subtemas selecionados, como o combate ao bullying, a prevenção ao suicídio e a exploração do trabalho infantil.
De acordo com Conceição Marques, pedagoga do PCJE, o objetivo do concurso é incentivar a leitura e a escrita. “Desenvolvemos temas que fazem parte da vivência deles. Buscamos incentivar que os alunos participem e divulguem esses temas, que são trabalhados, na comunidade deles, compartilhando todas as informações que recebem”, explicou.
Segundo Cleone Barbosa, diretora da escola Edmilson Pontes, o subtema escolhido foi motivado pelo contexto atual do país, visto que é ano eleitoral. “Estamos aqui para preparar os cidadãos com essas informações. Saindo da escola para, no futuro, terem conhecimento. Cidadãos preparados para enfrentar o mundo”.
A aluna Bárbara Vitória, de 17 anos, apontou a importância do tema escolhido pela escola. “É um tema complicado, porém necessário. É importante saber o peso do voto”, disse. Ivan Pereira, de 16 anos, corroborou com a declaração da colega, frisando a preparação para o vestibular. “Forma conscientização nos alunos e ajuda no processo de quem quer fazer o Enem, no 3º ano”, afirmou.
Cada escola deverá organizar uma comissão julgadora para selecionar três redações, que irão representar a instituição de ensino e concorrer aos prêmios. Os textos selecionados deverão ser encaminhados à Coordenação de Projetos Especiais da Esmal, entre os dias 3 e 5 de outubro. Os alunos que ficarem em 1º, 2º, e 3º lugar de cada escola serão premiados.
Últimas Notícias

Homem ateia fogo em balcão de check-in no aeroporto e causa pânico entre passageiros

Junqueiro celebra legado do deputado Tarcísio de Jesus com inauguração de estátua e relançamento de livro

Gilberto Gil emociona fãs ao lembrar de Preta Gil e postar foto de quando ela era criança, nas redes sociais

PF apreende celulares de Silas Malafaia, dentro de aeroporto, e proíbe de deixar o Brasil

Estudantes de Arapiraca se destacam em evento de Neurociência
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?

Inauguração do Centro de Educação Infantil Leônia Fontes

SSP de Alagoas realiza simulado de ataque bancário
