Cachorro fica ferido após sofrer ataque de pastor alemão, em Arapiraca

Por redação 26/09/2022 20h08 - Atualizado em 26/09/2022 21h09
Por redação 26/09/2022 20h08 Atualizado em 26/09/2022 21h09
Cachorro fica ferido após sofrer ataque de pastor alemão, em Arapiraca
Duc - Foto: Reprodução

O que deveria ser apenas mais um passeio vespertino entre tutor e animal de estimação acabou se transformando em um grande susto para os dois, no bairro Itapoã, em Arapiraca, no Agreste de Alagoas.

O tutor de um Buldogue francês, chamado Duc, narrou em uma rede social que saia para mais uma caminhada com o cão. Ação que a dupla já estava acostumada a fazer, mas que não terminou bem nesta segunda-feira, 26, após o pequeno cão ser atacado por outro cão maior, um Pastor Alemão.

Devido ao ataque, o buldogue sofreu lesões no testículo. O tutor ficou com marcas de sangue do animal nos braços, causadas pelo ataque do pastor alemão.

Ainda segundo o que o tutor relatou, os tutores do outro cão abriram o portão da residência em que moravam e acabaram deixando o Pastor Alemão sair. Ele chegou a se aproximar uma vez da dupla, mas nada fez, sendo apenas chamado pelos tutores e não os obedecendo. Temeroso que pudesse acontecer algo com seu cão de estimação, o tutor do Buldogue, o colocou no braço, mas em seguida, após o cão maior se afastar o homem retornou o animal para o chão, mas foi alertado pelos donos do outro cão que seria melhor colocá-lo novamente no braço para evitar o ataque.

Foi só o tempo de levar o animal aos braços que após perceber o cão no colo do tutor, o Pastor Alemão veio em direção aos dois e acabou atacando o cachorro de menor porte, ferindo-o nos testículos. No impulso o tutor conseguiu se virar e proteger o Buldogue, fazendo com que o cão de maior porte não prosseguisse com o ataque.

No texto, o tutor do Buldogue relata sobre a irresponsabilidade dos proprietários do Pastor Alemão, que negligenciaram o fato e o deixaram sair de casa sem que fizessem nada. Um deles ainda tentou minimizar o fato do ataque, dizendo que acontece esse tipo de coisa, mesmo com o cão de menor porte sangrando.

Lei Municipal determina a obrigatoriedade do uso de “focinheiras”


A Lei Municipal Nº 3.118/2015 determina a obrigatoriedade do uso de “focinheiras” em cães de grande porte, de raças violentas e perigosas , quando do trânsito em público acompanhados de seus respectivos donos, no município de Arapiraca, e dá outras providências.

Clique aqui e confira a lei.


Confira abaixo o relato completo do proprietário do Buldogue francês, chamado Duc:


O que deveria ser mais uma caminhada diária acabou se transformando numa experiência revoltante e, diante disso, achei por bem buscar esclarecer às pessoas através de uma publicação.

Duc foi atacado por outro cão, um Pastor Alemão branco, ao que pareceu, enquanto andávamos na vizinhança. Os donos/tutores, por alguma razão, abriram o portão da casa e não impediram a saída do cão, que passou a correr pela rua até nos encontrar uma primeira vez, mas não chegando a se aproximar; mesmo assim, os donos permaneceram na porta apenas chamando-o, à distância, sem tomar qualquer medida mais veemente para trazê-lo à residência. Permanecemos parados onde estávamos, e ainda coloquei o Duc no chão, no que fui "alertado" pelo dono a deixá-lo no braço, pois o cão poderia atacá-lo. Fiz isso, coloquei Duc no colo, mas, coisa de minutos depois, o cão veio novamente em nossa direção e dessa vez se aproximou, passou por trás de mim e mordeu Duc, no que só tive certeza porque ouvi um grito dele. No impulso me movi e, por sorte, o cão não prosseguiu ao ataque.

A mim chocou a completa irresponsabilidade dos donos/tutores do animal, absolutamente negligentes, provavelmente com medo do próprio cachorro. Um deles tentou contemporizar dizendo que isso acontece, mesmo tendo mostrado meu cachorro sangrando!

Duc foi mordido nos testículos e, dada a diferença de porte, a situação poderia ser muito pior. Eu mesmo ou mais alguém poderia ter se ferido nesse episódio.

Faço questão de esclarecer que todos nós temos responsabilidade pelos atos de nossos animais, conforme dispõe o código civil. E isso para que não se tenha a ideia de que "acontece". Não deve acontecer! Não é normal! Se o seu cão é agressivo com seres humanos ou outros animais, tome medidas para evitar que ele saia de casa e ataque alguém, sob pena de ser você o responsável pelo ato, arcando com todos os danos decorrentes, afinal, nossos animais não têm consciência, tenha você por eles!