Eleitores têm até quinta-feira para tirar segunda via do título
Os eleitores que perderam ou tiveram o título eleitoral extraviado têm até esta quinta-feira (22) para solicitar a segunda via do documento no cartório eleitoral da zona onde tem cadastro. O artigo 52 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) prevê um prazo de até 10 dias antes do primeiro turno.
Segundo o Tribunal Superior Eleitorial (TSE), para a emissão da segunda via do título, o eleitor deve estar quite com a Justiça Eleitoral (JE), ou seja, não poderá ter débitos pendentes, como multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais – como o de mesário –, ou ainda multas em razão de violação de dispositivos do Código Eleitoral, da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e de leis conexas.
A novidade para 2022 é que a eleitora ou o eleitor, que estiver em situação regular na JE, poderá imprimir o título diretamente na ferramenta Autoatendimento do Eleitor, no Portal do TSE na internet, no campo “Imprimir o título eleitoral”.
Para votar, o título eleitoral não é o único documento que possibilita a participação nas eleições. As pessoas aptas a votar podem se apresentar à mesa de votação levando consigo qualquer documento oficial com foto, como a carteira de identidade, a carteira de trabalho, a carteira de motorista ou o passaporte, por exemplo.
A cidadã ou o cidadão cuja inscrição eleitoral estiver em situação regular tem ainda como alternativa ao documento de papel a versão digital do título eleitoral, o e-Título, que pode ser obtido gratuitamente por meio de aplicativo para dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.
O e-Título também possibilita a apresentação de justificativa eleitoral e oferece uma série de serviços e informações, como a emissão das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais; o acesso e a emissão de guia para o pagamento de multas; a consulta ao local de votação; e a inscrição como mesário voluntário, entre outros. Tudo sem a necessidade da ida pessoal ao cartório.
Últimas Notícias
“Queriam colocar minha filha dentro do carro”, conta empresária que a filha de 8 anos foi vítima de tentativa de sequestro, em Craíbas
Após receber mensagens com ameaças contra a família e pagar R$ 10 mil, homem descobre que foi extorquido pelo próprio irmão
Polícia Militar apreende espingarda após suspeitos fugirem e abandonarem arma em mata, em Maceió
Alfredo Gaspar lidera Ranking Digital dos Políticos de Alagoas e se destaca como o político mais influente nas redes sociais
Flávio Dino aponta atuação de Eduardo Cunha em emendas sem mandato e determina bloqueio de R$ 6 milhões
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Projeto Raízes de Arapiraca lança sua 23ª edição no Partage Shopping
Inauguração do Restaurante Popular

