Brasil perde para a Polônia e disputa o bronze no Mundial de vôlei

Por Redação com Agências 10/09/2022 15h03
Por Redação com Agências 10/09/2022 15h03
Brasil perde para a Polônia e disputa o bronze no Mundial de vôlei
Seleção masculina de vôlei disputará medalha de bronze - Foto: Reprodução/FIVB

Do banco de reservas, Bruninho cantou uma falta e deu a entender que a sorte estava ao lado do Brasil. O primeiro set da semifinal deste sábado deu sinais de que seria um jogo fácil, mas a Polônia estava determinada a seguir adiante na competição disputada dentro da sua casa. A seleção brasileira deu adeus à vaga na final do Mundial de vôlei masculino ao levar a virada e ser derrotada por 3 sets a 2, com parciais de 23/25, 25/18, 25/20, 21/25 e 15/12. Agora, o Brasil vai disputar a medalha de bronze.

Ainda que esta seja a pior campanha do Brasil no século, depois de cinco finais seguidas, o desempenho diante da Polônia, em um jogo decidido nos detalhes no quinto set, recoloca a seleção entre as melhores do mundo. O Brasil de Renan Dal Zotto caiu, mas caiu de pé. Bruninho entrou bem no quarto set, colocou o Brasil perto da vitória, mas alguns erros de Leal, até então melhor da seleção no torneio, acabaram definindo a partida.

Para o Brasil, o bronze seria inédito. A seleção chegou 11 vezes à semifinal do Mundial nas últimas 12 edições, desde a Geração de Prata, e passou seis vezes à final, com três ouros e três pratas. Mas, nas três vezes em que caiu na semifinal, terminou em quarto. Perdeu da Bulgária em 1986, da União Soviética em 1990 e de Cuba em 1998.

Agora, o time de Renan Dal Zotto vai enfrentar o perdedor da partida entre Itália e Eslovênia. A briga pela medalha de bronze está marcada para este domingo, às 13h (de Brasília).