Tudo sobre a Bolsa de Valores, saiba como investir

Bolsa de valores: nunca é tarde para começar, saiba como

Por Redação com leadr 07/09/2022 19h07
Por Redação com leadr 07/09/2022 19h07
Tudo sobre a Bolsa de Valores, saiba como investir
Bolsa de Valores - Foto: Bolsa de Valores

No cenário econômico atual, no qual predominam o uso intensivo de tecnologia e a grande competição entre as empresas e a globalização, as empresas não podem depender única e exclusivamente dos recursos próprios para financiar sua expansão. Nesse sentido, uma alternativa disponível para as empresas se capitalizarem é a abertura de capital.

Abrir capital significa tornar-se uma companhia autorizada pela CVM a realizar emissões públicas, como debêntures, ações e bônus de subscrição. A empresa em fase de crescimento necessita de recursos para financiar seus projetos de expansão e a abertura de capital representa uma excepcional redução de risco para a empresa. Também, diferentemente de empréstimos, não exige rendimento definido: o retorno dos investidores depende do desempenho da empresa.

No processo das negociações em ações há 2 (dois) tipos de mercado, o primário e o secundário, nos quais o investidor pode atuar. O mercado secundário é o mais utilizado entre os investidores.

Mercado Primário (IPO)


Mercado Primário compreende o lançamento de novas ações no mercado, mais conhecido como IPO (Initial Public Offering).
As empresas vendem suas ações no mercado primário (oferta inicial) para captar recursos para se financiar. Ocorre a canalização direta dos recursos monetários.

Mercado Secundário

Local, no qual os investidores negociam as ações entre si. Após o lançamento inicial das ações no mercado primário (oferta inicial), os investidores negociam as ações com outros investidores e não diretamente com a empresa.

Como investir na Bolsa de Valores?


Para investir na bolsa de valores você primeiro deve abrir uma conta em uma corretora de valores. Tendo uma conta em uma corretora você pode operar através de seu assessor de investimentos ou então a partir de um homebroker ou outros aplicativos de trading. Antes de sair operando defina bem suas
estratégias e objetivos, quanto do seu patrimônio você irá alocar e os riscos que você está disposto a tomar em cada um dos seus investimentos.

Como ganhar dinheiro com ações?


Valorização das ações


Quando você compra uma ação e, após um determinado período, a cotação das ações subiu, você ganhará na diferença dessa oscilação.

Desvalorização das ações


Existem diversos investidores no mercado que adquirem ações para o longo prazo, logo, não pretendem vender suas ações de imediato. Neste caso, eles disponibilizam as ações para serem emprestadas para outros investidores e cobram uma taxa de aluguel.

Dividendos


Quando uma empresa encerra seu ano fiscal com lucro, parcelas desse lucro são distribuídos entre seus sócios e acionistas no formato de dividendos ou juros sobre o capital.
As companhias são obrigadas, por lei (artigo 202 da Lei 6.404/76, “Lei das S/As”), a distribuir dividendos ao final de cada exercício e o percentual mínimo adotado deve ser divulgado aos acionistas.

Juros sobre Capital Próprio (JCP)


Remuneração sobre o capital investido na empresa paga ao acionista em dinheiro, substituindo total ou parcialmente o dividendo.
Para a empresa, muitas vezes, o uso de JCP é vantajoso do ponto de vista fiscal, já que o valor é considerado despesa financeira.
Com isso, ela reduz o lucro tributável, diminuindo o IR a ser pago pela empresa.