Gabriel Monteiro tem candidatura barrada pelo TRE após cassação na Câmara do Rio por quebra de decoro
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) indeferiu a candidatura do ex-vereador Gabriel Monteiro (PL) à Camara dos Deputados por 6 votos a 1. O ex-PM e youtuber era visto como potencial puxador de votos para o partido do presidente Jair Bolsonaro, mas ficou pendurado judicialmente após ser cassado pela Câmara de Vereadores do Rio.
"A Justiça Eleitoral do Rio fez a sua parte, impedindo que Gabriel Monteiro fosse candidato nesta eleição, assim como o Legislativo carioca já tinha feito a sua. Candidato vem de "cândido" e trata-se de um postulante com posturas comprovadas que ofendem a dignidade humana, abusando de crianças, morador em situação de rua e mulheres em condição vulnerável", disse o vereador Chico Alencar, relator do processo de cassação.
O mandato de Monteiro como vereador foi cassado por quebra de decoro parlamentar após a revelação de acusações de estupro, assédio sexual e vídeos forjados para a internet. Apesar disso, como a cassação foi após o prazo para registro de candidatura, o youtuber conseguiu efetivar o registro com toda documentação necessária.
Agora, ele pode até recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas fica impedido, desde já, de fazer propaganda no horário de rádio e TV e de usar recursos do fundo eleitoral.
"O TSE dificilmente acolherá algum recurso, pois o caso é por demais escandaloso. Aguarda-se agora o avanço dos processos criminais curso nos quais o ex-vereador é réu. Pelo bem da democracia, pelo direito das pessoas ofendidas e maltratadas", concluiu Chico.
O Ministério Público Eleitoral já havia indicado no pedido ao TRE a posição firme de que a candidatura de Monteiro já nascia morta.
“Diante da inviável, inválida e natimorta candidatura do aludido candidato, a Procuradoria Regional Eleitoral ante a não formulação de pedido de tutela provisória feita pela parte autoral, considera que se aplica ao presente caso o deferimento do presente pedido de tutela”, afirmou a procuradora Neide Cardoso de Oliveira.
Últimas Notícias
Criança de 4 anos desaparecida por três dias em MG é encontrada com vida em mata
Três pessoas ficam feridas em capotamento na AL-101 Norte; homem é retirado inconsciente das ferragens do veículo
Feira Grande envia 16 ônibus com mais de 600 romeiros para Juazeiro do Norte
Ex-detento é morto com vários tiros em via pública na parte alta da capital
IMA/AL participa de oficina interestadual sobre regularização ambiental na Paraíba
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Inauguração de escola no Capim
29ª edição do Raízes de Arapiraca

