Educador físico destaca os benefícios do treinamento funcional para a saúde

Por Assessoria 31/08/2022 17h05
Por Assessoria 31/08/2022 17h05
Educador físico destaca os benefícios do treinamento funcional para a saúde
Os exercícios facilitam as atividades do dia a dia e promovem uma série de benefícios para a saúde - Foto: Divulgação

O treinamento funcional é uma atividade física que consiste na realização de exercícios capazes de aprimorar a estrutura corporal, em especial os músculos, ossos e articulações. Os exercícios buscam facilitar as atividades do dia a dia e, conforme o educador físico Antônio Nonato, apresentam uma série de benefícios para a saúde.


“Comumente, no treinamento funcional, nós realizamos um trabalho que prioriza grandes músculos ao mesmo tempo. Isso permite tanto o fortalecimento global, como aumento de hipertrofia muscular e a perda de peso dos praticantes da atividade. Há ainda a melhora na função cardiorrespiratória”, explica o professor Antônio Nonato.


Outro benefício do treinamento, segundo ele, está no fato de que a atividade pode ser realizada em qualquer local: na academia, em casa, na praia, em parques ou praças ao ar livre, com sessões que duram em média 45 minutos. Além disso, a modalidade pode ser realizada em grupo e em circuitos, tornando a atividade mais atrativa.


O educador físico, no entanto, ressalta a importância de se observar a individualidade dos adeptos da atividade física. “Mesmo no caso de aulas em grupo, deve-se observar as especificidades de cada aluno. Por isso é importante a condução feita por um preparador físico que vai saber identificar os limites que cada aluno possui”, alerta Nonato.


E acrescenta: “Como toda atividade física, é importante observar e respeitar a individualidade de cada aluno, a sobrecarga e o tempo de adaptação necessário para cada corpo, além de sempre contar com o acompanhamento de um profissional de Educação Física, além da liberação por parte do médico cardiologista”, destaca.


Os exercícios que compõem o treinamento funcional têm na sua essência a reabilitação física e foram idealizados por fisioterapeutas para potencializar a recuperação do paciente após uma lesão, por exemplo. Assim, engloba movimentos como correr, pular, empurrar ou subir escadas que já estão inseridos no dia a dia de qualquer pessoa.