Governo reanalisa decisão de extinguir horário de verão

O governo federal tem reanalisado decisão adotada em 2019 de extinguir o horário de verão no país. A reanálise sobre o tema foi um pedido do Ministério de Minas e Energia para o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
E foi baseada em uma mudança da curva de energia elétrica com o deslocamento da demanda máxima decorrente da crescente participação da geração solar distribuída.
O pedido de reanálise partiu de técnicos do Ministério de Minas Energia com a indagação sobre o possível benefício que a volta do horário de verão poderia gerar aos consumidores de energia solar nos horários de pico.
O tema ainda está na fase de discussão entre as áreas técnicas da pasta e do operador. Segundo fontes do ministério, se a avaliação, com base no estudo, for pela retomada do horário de verão, a ideia é que a regra volte a valer ainda este ano.
Desde o ano passado, integrantes do segmento empresarial de turismo, alimentação e bebida têm solicitado a integrantes do governo o retorno do horário de verão.
Em nota, o ONS confirmou que houve solicitação para “uma reavaliação sobre o tema”, mas disse que por enquanto não há expectativa de o horário de verão ser retomado neste ano.
“As avaliações apontam para uma situação muito mais favorável do que nos últimos dois anos, não havendo, portanto, problemas para o abastecimento de energia elétrica no país”, afirmou.
Procurado pela CNN, o ministro de Minas e Energia, Adolfo Saschida, disse que prefere não comentar o assunto. Segundo relatos de fontes do governo federal, o assunto está em avaliação pelo Palácio do Planalto, mas ainda sem decisão tomada.
Últimas Notícias
De virada, CRB vence o ASA por 2 a 1 é o grande campeão do Campeonato Alagoano 2025

Leo Jaime é confirmado como atração principal do 13º Penedo Moto Fest
Depiladoras denunciam universitário por importunação sexual durante atendimento

Papa Francisco segue 'estável' mas ainda precisa de terapia no hospital, diz Vaticano

Dia do consumidor: como se prevenir de enrascadas do comércio on-line
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Protesto na antiga sede do ASA

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
