Mulher trans afirma ter sido expulsa de banheiro feminino durante evento em Arapiraca

Por Gustavo Cândido 30/08/2022 12h12 - Atualizado em 30/08/2022 12h12
Por Gustavo Cândido 30/08/2022 12h12 Atualizado em 30/08/2022 12h12
Mulher trans afirma ter sido expulsa de banheiro feminino durante evento em Arapiraca
Rebecca - Foto: Reprodução/Redes Sociais

A mulher trans Rebecca denuncia ter sido vítima de transfobia durante o evento Miss e Mister Alagoas 2022, em Arapiraca, no domingo (28). Ela utilizou as redes sociais na noite desta segunda-feira (29) para falar sobre o assunto.

Rebecca contou que estava usando o banheiro feminino do Espaço Renê e foi expulsa duas vezes por seguranças do local, onde são realizadas festas e eventos. Em nota, o espaço afirma que a responsabilidade sobre as diretrizes e condução do evento é do organizador e lamentou a situação (veja a nota na íntegra ao final da matéria).

Procurada pela reportagem, a organização do Miss e Mister Alagoas disse que soube do ocorrido apenas no final da festa e que foi uma situação interna entre Rebecca e seguranças, apontando que o episódio teria sido ocasionado por falta de comunicação.

"Nunca imaginei ser tão humilhada e diminuída em um local que dissemina a diversidade e pluralidade, mas que na verdade entrega ódio e preconceito. Essa questão é sempre muito traumática para nós meninas trans, pois é uma luta diária, com unhas e dentes, e só sabe quem sente na pele", disse Rebecca, na publicação.

Ela relata também que as pessoas fizeram pouco da situação e uma segurança que a expulsou do banheiro ainda a filmou para intimidá-la. 

"A justificativa dada foi de que é a ordem do estabelecimento, que o dono que deu essa ordem, tá, mas quem é esse dono??? Ele vai ter que ser responsabilizado, assim como todos os responsáveis por essa humilhação", completou.

A jovem disse que tentou entrar em contato com a Polícia Militar 25 vezes e não teve as ligações atendidas. A 5ª Seção da PM enviou nota para o Já é Notícia dizendo que "a corporação esclarece que desde a semana passada, a linha 190 vem apresentando problemas já relatados à Operadora responsável". Veja as notas do Espaço Renê e PM abaixo:


NOTA

A Polícia Militar de Alagoas informa que possui equipes disponíveis 24 horas para atender demandas da população.

Além do número 190, a Central de Arapiraca recebe ocorrências pelos telefones 3521-3051 e 3521-3084. A Corporação esclarece que desde a semana passada, a linha 190 vem apresentando problemas já relatados à Operadora responsável.

Desde a manhã de hoje, equipes da operadora Oi estão trabalhando para solucionar o problema.