Dia D de vacinação contra poliomielite neste sábado em diversos pontos de Arapiraca
Com o objetivo de ampliar a adesão à campanha de vacinação contra a Poliomielite, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar o Dia D de vacinação neste sábado (27).
Além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), outros três pontos de imunização estarão disponíveis à população: Arapiraca Garden Shopping, Ginásio João Paulo II e em frente ao Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho.
O ponto de vacinação do Ginásio João Paulo II também estará disponível para aplicação a vacina contra a Covid-19.
A vacina contra a poliomielite está disponível para crianças de 1 ano a 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias).
Preocupação
A poliomielite, ou paralisia infantil, como também é conhecida, é uma doença considerada erradicada no Brasil, mas os baixos índices de vacinação podem fazer com que ela retorne.
Já houve, em 2022, um caso registrado da doença em Nova York, nos Estados Unidos.
A doença
A poliomielite é uma doença viral e a transmissão pode ser direta, de pessoa a pessoa, por secreções orofaríngeas (ao tossir, espirrar ou falar) ou pela via fecal-oral de forma indireta, através de alimentos, água ou objetos contaminados com fezes de doentes ou portadores.
Em mais de 90% dos casos, a infecção é inaparente ou assintomática. Entre 1,6% dos casos desenvolvem a forma paralítica, com características de deficiência motora de início súbito, em geral afetando membros inferiores de forma assimétrica, flacidez muscular, entre outros sintomas.
Últimas Notícias
Associação de artesãos em Arapiraca muda vida de pessoas por meio da coletividade e empreendedorismo
VÍDEO: Projeto Raízes de Arapiraca lança sua 23ª edição no Partage Shopping
Menino de 5 anos morre atropelado ao cair de caminhão em movimento
Carro cai em ribanceira e homem fica 3 dias à espera de socorro ao lado de corpos do pai e mulher
Eriksen tem novo mal súbito e cai em campo durante amistoso da Dinamarca
Vídeos mais vistos
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Assinatura de licitação da Ceasa
Inauguração do Restaurante Popular

