Presidente do BC diz que não é verdade que os bancos perdem dinheiro com o Pix

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse hoje que "não é verdade que os bancos perdem dinheiro com o Pix". Nas últimas semanas, o presidente Jair Bolsonaro criticou os bancos dizendo que as instituições financeiras perdiam dinheiro com o Pix e, por isso, assinaram o manifesto pela democracia, por meio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). As afirmações da autoridade monetária foram feitas em um evento da Febraban.
De acordo com Campos Neto, o BC divulgará, em breve, um estudo sobre isso. "Nunca é sobre quem está perdendo e ganhando. O objetivo não é tirar dinheiro, o objetivo é que os bancos sejam um pedaço menor de uma torta muito maior", afirmou o presidente do Banco Central. Ele participa da Febraban Tech 2022.
Segundo ele, "todos estão ganhando". Campos Neto afirmou que o sistema financeiro está em uma fase de evolução tecnológica na qual "começamos a juntar os pedaços", ao citar iniciativas tecnológicas como o Pix, Open Finance, Open Banking e moeda digital.
"Estamos caminhando de forma rápida para economia tokenizada", afirmou. Segundo Campos Neto, há um processo de internacionalização do Pix, ao dizer que o mecanismo deve avançar na América Latina de forma rápida. Em relação ao Open Finance, disse que "já caminhamos muito e precisamos avançar mais".
Criptoativos
Campos Neto disse que o regulador não pode entrar com "mão pesada" na regulamentação dos criptoativos.
"Temos preocupação que tenha transparência nos produtos ofertados aos clientes", afirmou, ao reconhecer que trata-se de um tema que é debate duro em todo o mundo.
Amanhã, em Brasília, ele volta a debater criptoativos, segundo sua agenda pública.
Na palestra desta quinta, cujo tema foi "Os próximos passos e evolução da agenda do Banco Central", ele também falou sobre outras iniciativas do BC, como o Real Digital. Ele afirmou que gostaria de ter a moeda digital funcionando já em 2024.
Últimas Notícias

Homem é encontrado morto em residência no Sertão de Alagoas e principal suspeita é de latrocínio

Homem cobra dívida de R$ 150 e é baleado na nuca em Maravilha, AL

Calcanhar de Aquiles: crise na Educação de Maceió expõe fragilidade da gestão JHC e ameaça pretensões políticas

Polícia Civil resgata criança e adolescentes que estavam se alimentando apenas de bolachas em Maceió; pai foi preso em flagrante

Envolvidas em tentativa de feminicídio, três pessoas da mesma família são presas em Arapiraca
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa de 71 anos de Feira Grande
