Complexo Tarcizo Freire promove atividades em comemoração ao dia nacional da equoterapia

Por redação com assessoria 10/08/2022 19h07 - Atualizado em 11/08/2022 07h07
Por redação com assessoria 10/08/2022 19h07 Atualizado em 11/08/2022 07h07
Complexo Tarcizo Freire promove atividades em comemoração ao dia nacional da equoterapia
Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire - Foto: Assessoria

No dia nove de agosto é comemorado o Dia Nacional da Equoterapia instituído pela Lei Federal n. 12.067 e o Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire está promovendo durante toda semana, atividades com seus praticantes e familiares.

As atividades são mediadas pelo coordenador da Equoterapia, Maciel Moreira, que juntamente com uma equipe multidisciplinar realizam roda de conversa, vivencia com dinâmicas sobre a equoterapia e momento lúdico.

“Estamos aproveitando essa semana para explicar as propostas para os pais e visitantes, para que eles possam entender a funcionalidade tanto da montaria, que é uma das propostas terapêuticas, bem como, a escovação no cavalo e encilhamento”, disse o coordenador.

Além de ser referência em qualidade no tratamento de pessoas com deficiência física, o Complexo Tarcizo Freire atua há mais de 15 anos na reabilitação de pessoas com deficiência e necessidades especiais. E atualmente o setor de equoterapia realiza cerca de 400 atendimentos semanais.

Equoterapia

A atividade é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. Por meio do exercício, o praticante fortalece a reabilitação, na medida em que interage com o cavalo.