Arapiraca é a primeira cidade digital de Alagoas

29/07/2022 17h05
29/07/2022 17h05
Arapiraca é a primeira cidade digital de Alagoas
Arapiraca digital - Foto: Assessoria

A transformação digital é um processo que permeia os diversos segmentos de toda a sociedade. Os serviços públicos devem acompanhar a evolução tecnológica para aproximar os cidadãos e aprimorar cada vez mais as respostas aos anseios da população.

Pensando nisso, no início da tarde desta sexta-feira (29), o prefeito Luciano Barbosa lançou oficialmente o programa “Arapiraca Digital – Prefeitura Sem Papel”, em parceria com a Sogo Tecnologia, empresa responsável pela implantação do sistema 1Doc, o novo sistema de tramitação processual.

O evento ocorreu no hall de entrada do Centro Administrativo Municipal e também contou com a presença da coordenadora municipal de Projetos, Ivana Carla; secretária municipal de Gestão, Ariluce Cerqueira; coordenador do Grupo de Tecnologia da Informação (GTInfo), Thiago Caminha; o Head de Implantação da Sogo Tecnologia, Ednaldo Costa, e a coordenadora de Relações Governamentais do Colab, Íria Almeida.

O sistema 1Doc vai ampliar o tempo de resposta à sociedade, bem como facilitar a localização de processos administrativos, entre outras ações voltadas para a eficiência da gestão. A ferramenta digital já foi implantada em várias capitais e cidades brasileiras, a exemplo de Aracaju, João Pessoa, Macapá, Campina Grande e Caruaru.

Proximidade com o cidadão

Também estiveram presentes ao evento, os vereadores Léo Saturnino, Fabiano Leão, Edvânio do Cangandu, Zé Carlinhos, Pablo Fênix, Vicente do Remédio, Adriano Targino e Doutora Fany, além de secretários, secretárias municipais e servidores de todas as secretarias e órgãos da Prefeitura de Arapiraca. Na abertura da solenidade, Maxwell do Acordeon tocou os hino do Brasil e de Arapiraca.

Em seguida, o Head de Implantação da Sogo Tecnologia, Ednaldo Costa, e a coordenadora de Relações Governamentais do Colab, Íria Almeida, parabenizaram o prefeito Luciano Barbosa pela iniciativa, juntamente com a Secretaria de Gestão, Coordenação de Projetos e o Grupo de Tecnologia da Informação (GTInfo).

O prefeito Luciano Barbosa, por sua vez, destacou a importância da ferramenta para o desenvolvimento da gestão administrativa. “Os servidores municipais me surpreenderam pelo engajamento ao projeto de transformação digital. Não é só pelo abandono do papel e redução de custos, mas pela velocidade na tramitação dos processos e pela aproximação da prefeitura com o cidadão arapiraquense, que pode acessar os serviços de suas residências ou empresas”, enfatizou.

Na ocasião, o gestor também falou da implantação do sistema Colab, nos próximos dias. “Essa parte do Colab é uma ouvidoria para saber o que a população pensa e quer. A administração municipal precisa estar antenada para dar respostas cada vez mais rápidas aos anseios dos nossos cidadãos e cidadãs”, acrescentou o prefeito Luciano Barbosa.