Hospital Universitário da Ufal realiza terceira edição do Congresso Amarmentar

Nos próximos dias 2 e 3 de agosto o Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas (HU/Ufal) realiza a terceira edição do Congresso Amarmentar, uma oportunidade de capacitação dos profissionais que trabalham com aleitamento materno e dar visibilidade ao tema. No HU, somente em junho deste ano, foram doados quase 25 litros de leite de 62 doadoras, material que após análises e pasteurização, é utilizado junto aos pequenos pacientes internados.
Falar sobre amamentação é sempre importante. E mais necessária é a capacitação dos profissionais que trabalham com isso. Segundo a nutricionista Mônica Assunção, coordenadora do evento, o objetivo do evento é promover capacitação e atualização de temas referentes ao aleitamento materno para técnicos assistenciais do Hospital, docentes e discentes da Universidade Federal de Alagoas.
“Esse ano vamos sair da caixinha e inovar nas temáticas, abordando temas como cronobiologia do leite humano, fisiologia da lactação em mulheres com diabetes, uso de fármacos e amamentação; assim como teremos várias oficinas práticas no dia 3 de agosto, segundo dia de evento”, diz. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas no link.
Dentre os temas abordados estão manejo clínico e fisiologia da amamentação, amamentação em situações especiais, farmacologia e toxicologia do aleitamento, cronobiologia do leite humano, segurança alimentar no manuseio do leite, introdução alimentar e a Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL).
Confira a programação completa do evento e mais informações aqui 3º Congresso AMARmentar (doity.com.br).
Banco de Leite
As doações de leite no HU são feitas no Banco de Leite Humano (BLH), setor coordenado pela nutricionista Rosângela Simões. O Banco do Leite do HU tem sete servidores, dentre nutricionista, enfermeiras, técnicas de laboratórios e técnicas de Enfermagem.
Anualmente o BLH do HU é capacitado pela Rede Brasileira de Bancos de Leite da Fiocruz. “Além disso, os funcionários fazem um curso de processamento e controle de qualidade do leite humano ordenhado e o curso de segurança alimentar no manuseio de leite humano de forma presencial, que é ministrado anualmente pelo próprio hospital”, explica Rosângela.
O BLH do HU funciona de segunda a segunda das 6h30 às 18h30 e faz coleta domiciliar, bastando entrar em contato pelo telefone: (82) 3202-3945. Os bebês que nascem prematuros no HU precisam muito deste gesto de generosidade. “O leite materno é um alimento único e de valor nutricional imensurável é insubstituível para nossos guerreirinhos”, enfatiza Mônica Assunção.
Além do leite doado por mães lactantes, também é possível ajudar o Banco de Leite com potes de vidros, sem qualquer rachadura nem trincado, com tampa de plástico rosqueável (a exemplo de alguns potes de café solúvel). A doação pode ser feita diretamente na portaria do Hospital.
Últimas Notícias

Motorista perde controle de veículo, bate em coqueiro e fica preso às ferragens, em Arapiraca

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

Vasco anuncia a contratação de Fernando Diniz

INSS vai devolver R$ 292 milhões a aposentados com descontos ilegais

Ex-companheira de professora morta em SP é mandante do crime, diz polícia
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

3º Festival do Camarão em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
