MPF recomenda mais transparência em seleções de mestrado e doutorado na UFAL

O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação à Universidade Federal de Alagoas para que o Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS/Ufal) seja mais transparente nos processos seletivos de pós-graduação que estejam em andamento, e nos próximos que vierem a ser abertos. A divulgação do nome completo dos candidatos aprovados, bem como a divulgação do nome dos professores integrantes da banca examinadora devem ser realizadas, em obediência ao princípio constitucional da publicidade.
A Recomendação nº 4/2022, assinada pela procuradora da República Niedja Kaspary, foi expedida em decorrência da Notícia de Fato nº 1.11.000.000365/2022-19, que indicou possível irregularidade no processo seletivo para o curso de mestrado e doutorado em ciências da saúde. A denúncia citava falhas no âmbito do certame regido pelo Edital nº 03/2021/PPGCS, visto que as listagens finais traziam apenas os números de inscrições, omitindo-se os nomes dos candidatos; como também não divulgavam os integrantes da banca examinadora.
Para Niedja Kaspary, “a submissão a processos seletivos públicos implica, necessariamente, na permissão da divulgação de dado pessoal relativo ao nome para fins de publicidade, que configura instrumento indispensável ao controle da legalidade da conduta da banca examinadora e, consequentemente, à lisura do certame”, argumentou.
Após a recomendação, o Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS/Ufal) acatou as requisições do MPF e promoveu as devidas divulgações, referentes ao último processo seletivo para o curso de mestrado e doutorado.
A reportagem também tentou contato com a Ufal para saber o posicionamento da universidade sobre a recomendação do MPF. O texto será atualizado em caso de resposta.
Últimas Notícias

Motorista perde controle de veículo, bate em coqueiro e fica preso às ferragens, em Arapiraca

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

Vasco anuncia a contratação de Fernando Diniz

INSS vai devolver R$ 292 milhões a aposentados com descontos ilegais

Ex-companheira de professora morta em SP é mandante do crime, diz polícia
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

3º Festival do Camarão em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
