Chuvas afetam abastecimento de água em Arapiraca e outras cidades de Alagoas

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa que, devido às fortes chuvas que vêm atingindo o estado de Alagoas desde a última quinta-feira (30) à noite, diversas cidades estão com o fornecimento de água tratada prejudicado neste sábado (2).
As chuvas levaram muita lama, sujeira e sedimentos para os mananciais, comprometendo o funcionamento das estações de captação, de elevatórias e de tratamento. Assim, em razão da segurança operacional, a Companhia precisou desativar emergencialmente alguns sistemas de abastecimento.
Em Palmeira dos Índios, o abastecimento continua suspenso em razão de danos causados aos Sistemas Caçamba e Carangueja, situados na zona rural de Quebrangulo. Em Capela, as chuvas atingiram a estação elevatória, o que impede inclusive o acesso dos técnicos e operadores da Companhia.
A cidade de Quebrangulo também está desabastecida, devido ao rompimento de uma adutora, causado pelas chuvas. Os profissionais da Casal estão em campo para tentar localizar o ponto exato onde ocorreu o rompimento da tubulação, mas o trabalho é prejudicado porque os acessos e estradas rurais estão bastante afetados pelas chuvas.
Outra cidade com o abastecimento prejudicado é Colônia Leopoldina. A equipe técnica tem dificuldade para chegar até as estruturas afetadas e realizar o conserto dos conjuntos motobombas. Pela mesma razão – equipamentos afetados pelas chuvas intensas –, Passo de Camaragibe e Novo Lino também estão com o abastecimento deficiente e os profissionais têm dificuldade para chegar até o local para avaliar os danos e dar manutenção.
Em Ibateguara, a suspensão do abastecimento ocorreu porque a água bruta do manancial está em uma condição que impede o tratamento. A mesma situação está ocorrendo na região Agreste, que depende do Rio São Francisco. As chuvas levaram muita lama, sedimentos e matéria orgânica para o rio, prejudicando a água bruta e dificultando o processo de tratamento.
Com isso, Arapiraca e outras nove cidades da região estão com restrição no abastecimento. A Casal e a Agreste Saneamento seguem monitorando as condições do São Francisco e da água para que, tão logo seja possível, o abastecimento seja retomado.
A Casal pede encarecidamente que a população dessas cidades economize água e, em caso de dúvidas, ligue para o Call Center 0800 082 0195. A Companhia está com profissionais em campo tentando avaliar danos e efetuar as manutenções necessárias o mais brevemente possível e reforça que, quando houver condições de segurança para as equipes de trabalho e para retomar a qualidade da água, o líquido voltará a ser distribuído gradativamente.
Últimas Notícias

Moraes determina bloqueio de bens e contas de Eduardo Bolsonaro

Moraes dá 24 horas para Bolsonaro explicar uso de redes sociais

Pilotos desligaram motor errado após colisão com aves, aponta investigação sobre acidente aéreo na Coreia do Sul

Gilberto Gil atualiza sobre a repatriação do corpo de Preta Gil

Estado abre 610 novas vagas para Educação de Jovens e Adultos
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Entrega de vans e assinatura de ordem de serviço em Arapiraca
