Hemoal necessita de doação de plaquetas para atender pacientes com câncer e dengue hemorrágica
Para atender pacientes com câncer, aplasia medular e dengue hemorrágica, a Unidade Maceió do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está necessitando, com urgência, de doações de plaquetas por aférese. Conforme o estoque divulgado nesta quarta-feira (22), o órgão não dispõe de nenhuma unidade para atender a Rede Hospitalar Estadual, comprometendo o tratamento de doenças graves e que podem levar à morte.
Diante deste quadro, o Hemoal apela para que os doadores de plaquetas já cadastrados, que tenham doado nos últimos seis meses e já tenham realizado sorologia, possam se candidatar à doação. Para isso, basta comparecer ao Posto de Coleta do Trapiche, vinculado à Unidade Maceió, que está situado na rua Dr. Jorge de Lima, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, além dos sábados, das 7h30 às 17h.
As plaquetas são imprescindíveis para ajudar na coagulação do sangue e evitar hemorragias. Por isso, os pacientes que têm aplasia medular e, estão em tratamento oncológico, realizando quimioterapia e radioterapia, têm dificuldade para produzi-las e precisam delas para auxiliar no tratamento”, explica a assistente social do Hemoal, Rayara Andrade.
Aférese – Apesar de poderem ser captadas por meio da doação de sangue convencional, onde as plaquetas são separadas laboratorialmente, o Hemoal necessita de doadores de plaquetas por aférese, por ser um método que preserva as hemácias e o plasma.
O procedimento, ainda segundo Rayara Andrade, não causa nenhum mal à saúde do doador, já que o organismo realiza a reposição das plaquetas em até 48 horas. “Os profissionais são treinados para acompanhar o voluntário no processo de doação”, salienta a assistente social.
Rayara Andrade reforça que, enquanto o sangue total tem validade de 30 dias, as plaquetas duram, apenas, cinco dias. “Por isso, não é possível captar, processar e armazenar plaquetas em grandes quantidades e, além disso, na doação de plaquetas por aférese, já ocorre a separação das hemácias e plasma, que são os outros componentes do sangue”, ressalta.
Quem pode doar plaquetas – Para ser doador de plaquetas por aférese, o voluntário deve ter entre 18 e 60 anos de idade, peso igual ou superior a 60 quilos e boas condições de saúde. Conforme portaria do Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação não pode ter contraído doença de Chagas, sífilis, hepatite e HIV, além de apresentar um documento de identificação com foto no momento do cadastro.
Últimas Notícias
Operação contra o Comando Vermelho resulta na prisão de líder de facção e mais de 30 suspeitos e 1 morto na Bahia
PM-AL apreende arma, drogas e munições e recupera produtos de furto no interior de Alagoas
IBGE revela nomes e sobrenomes mais comuns do Brasil; confira a lista
Mulher desaparecida é encontrada morta em área rural de Palmeira dos Índios
Polícia Civil investiga morte de bebê por afogamento em Coruripe
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca

