Médica é acusada de racismo em Minas Gerais: 'Você merece tomar umas chibatadas'
Uma médica da UPA de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi acusada de racismo. De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima é um homem, de 54 anos, que recebeu atendimento no local. O caso foi registrado nesta segunda-feira (20).
A filha do paciente chamou a polícia. Segundo o registro policial, a mulher contou que a médica sugeriu que o pai dela deveria receber “chibatadas” por não tomar a medicação da forma correta. Ainda conforme a mulher, a funcionária teria dito que o problema de hipertensão do paciente está relacionado com a cor da pele dele.
“Tá vendo? Você tem é uma escrava! Você merece tomar umas chibatadas na cara”, teria dito a médica. A frase foi registrada no boletim de ocorrência, a partir do relato da filha da vítima.
A mulher ainda contou que a profissional fez o comentário depois do homem admitir que a companheira separava a medicação para ele, mas que, ainda assim, ele se esquecia de tomar no horário marcado.
A filha do paciente ainda contou que a profissional esfregava a mão várias vezes no braço e, durante a consulta, chamava a atenção pelo fato da pele dela ser branca, enquanto a do paciente era negra.
O paciente confirmou a versão da filha e afirmou que, em dado momento, a médica o chamou de irresponsável por ser negro.
“O senhor é negro e é um irresponsável. Um irresponsável. Você viu quanto estava a sua pressão quando você chegou aqui?”, teria dito a médica, a partir do relato do paciente à PM.
A médica negou. Conforme o documento da PM, a servidora da UPA de Ribeirão das Neves abordou pai e filha para explicar o quadro clínico do paciente. Explicou que o homem não estava tomando a medicação da maneira correta.
A profissional contou aos militares, ainda, que “de maneira científica e técnica”, explicou ao paciente que deveria tomar mais cuidado com os limites da pressão arterial pelo fato de ser negro.
A médica afirmou ainda que sofreu ameaças de agressão por parte da filha do paciente e interrompeu a consulta, se dirigindo a um local seguro. Contou aos policiais que a acompanhante gravou imagens e áudios dela, sem autorização. E que, ainda, teria insuflado outros pacientes contra ela, acusando-a de racismo.
Os militares levaram os envolvidos para registro de Termo Circunstanciado de Ocorrência.
O que diz a Prefeitura de Ribeirão das Neves
Leia as íntegras das notas:
Na segunda-feira (20), o Executivo enviou o comunicado abaixo:
"A Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves, por meio da Secretaria de Saúde, informa que na tarde desta segunda-feira, 20/06, na UPA Joanico Cirilo de Abreu, um desentendimento entre a filha de um paciente que estava recebendo alta e a médica que o atendia gerou um mal estar que está sendo apurado. Importante esclarecer que a Secretaria de Saúde preza pela transparência das informações em todos os seus setores e ambientes de trabalho e qualquer desconforto deve ser esclarecido, uma vez que o bom atendimento é obrigação do setor de saúde de Ribeirão das Neves. Informa, ainda, que todas as medidas possíveis no momento estão sendo tomadas em suas devidas instâncias".
Nesta terça-feira (21), mandou o seguinte:
"A Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que está apurando os fatos, e que assim que as apurações estejam concluídas, as medidas que o resultado exigir serão tomadas".
O que diz a Polícia Civil
Leia a íntegra da nota:
"A ocorrência foi registrada como injúria, na tarde de ontem (20/6), e atendida pela Polícia Militar que encaminhou os envolvidos ao Juizado Especial Criminal da Comarca de Ribeirão das Neves".
Últimas Notícias
Suspeito de matar idosa em Rio Largo é preso; polícia apura possível erro de alvo
Rede estadual abre período de matrícula para vagas remanescentes nesta quarta-feira
Deputado Daniel Barbosa participa do encerramento da festa da padroeira de Arapiraca e destaca força da devoção popular
Vídeo. Prefeitura autoriza obras de recuperação asfáltica em mais de 5 km de avenidas em Arapiraca
Mulher é socorrida após ser espancada em via pública no Alto do Cruzeiro, em Palmeira dos Índios
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
29ª edição do Raízes de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

