Polícia prende mais um suspeito de participação no desaparecimento de indigenista e jornalista inglês

Por redação com O Globo 14/06/2022 22h10
Por redação com O Globo 14/06/2022 22h10
Polícia prende mais um suspeito de participação no desaparecimento de indigenista e jornalista inglês
O jornalista inglês Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira estão desaparecidos na Amazônia - Foto: Joao LAET / AFP/ Reprodução

A Polícia Federal informou na noite desta terça-feira que prendeu mais um suspeito do desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips. De acordo com a corporação, Oseney da Costa Oliveira, de 41 anos, conhecido como "Dos Santos", foi detido em Atalaia do Norte, no Amazonas.

Segundo a PF, também foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário em Atalaia do Norte. Os agentes recolheram apreenderam "alguns cartuchos de arma de fogo e um remo, os quais serão objeto de análise".

Dos Santos é apontado como suspeito de ter participação no desaparecimento "juntamente com Amarildo da Costa Pereira, vulgo 'Pelado', que já se encontra temporariamente preso. Ele presta depoimento na noite desta terça-feira e, em seguida, será encaminhado para audiência de custódia na Justiça de Atalaia do Norte.

Trecho de interrogatório enviado em relatório da PF ao ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), revela que uma testemunha viu as embarcações de Bruno e Dom e, em seguida, encontrou outro homem nominado de “Dos Santos".

Conforme o depoimento obtido pelo O GLOBO, Dos Santos estava remando uma pequena embarcação de madeira no meio do rio. Dos Santos solicitou ajuda para ser rebocado até mais à frente, tendo o ajudado a chegar ao barco de "Pelado", que estava parado no meio do rio, com apenas um tripulante. Esse depoimento, segundo a PF, coloca "Pelado" e "Dos Santos" no lugar do suposto desaparecimento.