PC recupera cerca de 30 notebooks furtados de escola por adolescentes

Por redação com assessoria 14/06/2022 20h08
Por redação com assessoria 14/06/2022 20h08
PC recupera cerca de 30 notebooks furtados de escola por adolescentes
Computadores estavam com dois adolescentes - Foto: Reprodução

Cerca de 30 notebooks que foram furtados de uma escola municipal em São Miguel dos Campos foram recuperados pela Polícia Civil e estavam em posse de dois adolescentes, suspeitos de cometer o ato infracional. O caso ocorreu no dia 7 de junho e parte do material foi recuperado nesta terça-feira (14). Ao todo, 41 computadores tinham sido levados da unidade de ensino.

De acordo com as investigações, o furto foi praticado pelos dois adolescentes que invadiram a escola e levaram os materiais destinados ao aprendizados dos alunos. Ao serem identificados, eles apontaram que os equipamentos estavam em um local de construção abandonado e disseram à polícia que venderam alguns dos aparelhos para três pessoas, cada um no valor de R$ 50,00, quando uma unidade é avaliada em R$ 1.800.

Dentre os receptadores, dois são maiores de idade, sendo um deles o próprio vigilante da escola onde ocorreram os furtos. As investigações apontam que ele faltou ao trabalho no dia da subtração dos aparelhos. O terceiro receptador é menor de idade.

Os menores infratores, quais sejam, os dois adolescentes que praticaram o furto e o receptador que comprou um aparelho, foram entregues aos pais, em atendimento ao Estatuto da Criança e ao Adolescente, tendo em vista os atos infracionais não constarem violência ou grave ameaça à pessoa.

Já os dois maiores de idade foram presos em flagrante pelo crime de receptação, sendo postos em liberdade em audiência de custódia no dia seguinte.

O Delegado Regional João Marcello Almeida destacou que “resta recuperar alguns Chromebooks, os aparelhos têm etiqueta da prefeitura municipal, e números de série que serão rastreados pelo setor de inteligência, ficando o alerta para os compradores, que caso entreguem os computadores na Delegacia Regional com a maior brevidade possível, será presumida a boa-fé e não será lavrado nenhum procedimento, mas caso sejam encontrados com os aparelhos, serão autuados por receptação.”