Em decisão inédita, STJ permite cultivo de maconha para uso medicinal
Por unanimidade, a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou o cultivo de maconha para uso medicinal de dois processos que chegaram à Corte e foram julgados em conjunto, nesta terça-feira (14). Com a decisão, 3 pessoas poderão cultivar cannabis para extrair o óleo canabidiol para fins medicinais.
Os ministros analisaram recursos de pacientes e familiares que possuem prescrição médica para o uso de produtos à base de cannabis - muito utilizado no tratamento de doenças como epilepsia e estresse pós-traumático, por exemplo - e que pediam autorização prévia para o plantio para não correrem o risco de serem punidos pela Lei das Drogas.
A decisão só vale para os casos analisados, mas deve facilitar o cultivo artesanal da cannabis quando há prescrição médica e pode direcionar julgamentos semelhantes em instâncias inferiores.
No Brasil, ainda não há regulamentação sobre o plantio caseiro de maconha para uso medicinal. A importação de alguns produtos derivados da cannabis para tratamentos de saúde já é autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Últimas Notícias
Acidente entre carro e motocicleta é registrado no trevo de São Sebastião
Servidora da Saúde do bairro Batingas inicia campanha para custear cirurgia de endometriose profunda em Arapiraca
Gilmar decide que só PGR pode pedir impeachment de ministro do STF
CCJ da Câmara aprova fim da lei de alienação parental
Transferência de Veículo 100% Digital: Veja o passo a passo do novo serviço do Detran/AL
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Black Friday 2025
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luciano Barbosa entrega equipamentos na Vila Bananeiras

