Computador, notebook, tablet ou smartphone: qual dispositivo é mais funcional?

11/06/2022 06h06
11/06/2022 06h06
Computador, notebook, tablet ou smartphone: qual dispositivo é mais funcional?
Celular + computador - Foto: redes sociais

Mesmo diante de pesquisas que apontam o uso cada vez mais acelerado de dispositivos móveis, ainda há uma discussão sobre o papel de cada equipamento tecnológico de acesso à informação na vida cotidiana das pessoas. Um fato é que novidades que surgem no mercado não têm eliminado a função de outras existentes, isso devido à preferência de usuários e às funcionalidades oferecidas por cada formato eletrônico.

Nessa perspectiva, não existiria um melhor que o outro e sim uma oferta ampla no mercado em busca de conquistar o consumidor em suas necessidades e gostos. Computador, notebook, tablet, smartphone... e as opções seguem com derivações ajustáveis em diversas situações, que incluem trabalho, estudo e lazer.

Com isso, outros conceitos estão intrinsecamente relacionados: multiplataforma, com sistemas funcionando em diferentes meios; multimídia, com aparelhos que oferecem diversidade de funcionalidades de mídia; e a tendência da convergência, com sistema integrado tecnológico para fornecer serviços distintos em uma mesma estrutura digital.

A ascensão e domínio de mercado pelos servidores de streamings no segmento de entretenimento talvez seja uma das exemplificações mais comuns hoje em dia. São plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, Apple TV, Disney+, Google Play, HBO Go, Globoplay, dentre outras. Elas oferecem todas essas possibilidades, que vão além da discussão de PC e mobile, incluindo múltiplos usos e até mesmo outro equipamento de uso inteligente: a Smart TV.

Ainda nas opções de diversão e entretenimento digital, outro segmento que utiliza os recursos de multiplataforma são os jogos online. É o caso dos videogames, disponíveis em grandes bibliotecas online em todas as variedades e gêneros no Steam, com alguns games podendo ser jogados em diferentes plataformas com um recurso de economia de nuvem. Além disso, a novidade é Steam Deck, lançado pela Valve, um console portátil de alta resolução que oferece integração desses diferentes meios.

Outros exemplos são as opções disponíveis para jogar poker, como PokerStars, com versões de download de software para Windows ou Mac no computador e Android e iOS para celulares. Também no caso do xadrez, como Chess.com, há possibilidades de praticar online pelo laptop ou baixar apps. Existem ainda passatempos e diversos games eletrônicos em que é possível explorar as funcionalidades tanto em desktop como em dispositivos móveis.

Atividades de lazer diárias atualmente passaram a integrar essa lista de coisas que são feitas em diferentes dispositivos. Para além do livro físico, os amantes de leitura utilizam computador, o próprio smartphone, tablet ou ainda um e-reader, dependendo do lugar, situação ou tempo disponível para a leitura. Há quem prefira mais de um tipo de equipamento, explorando funcionalidades diferenciadas, a exemplo dos adeptos de livros fotográficos e usuários do Kindle. Nesse último caso, o conforto visual e de manusear, associado ao armazenamento de arquivos, são marcas do sucesso.

O que dizem as pesquisas

O Brasil tem cerca de 152 milhões de usuários de internet, de acordo com informações do Comitê Gestor da Internet do Brasil. O celular segue sendo o principal meio de acesso, com 99% de uso pelas pessoas conectadas no país. Computador, de uma forma geral, aparece com 42% e Smart TV com 44% na utilização cotidiano dos brasileiros para banda larga.

Um levantamento recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que o Brasil tem mais de um dispositivo móvel por habitante. São 352 milhões de portáteis no país, representando média de 1,6 por pessoa. Esse dado inclui smartphones, notebooks e tablets. Se considerar apenas os celulares com tecnologia inteligente, são mais de 242 milhões de aparelhos.

Ainda segundo a pesquisa, os smartphones dominam a utilização diária dos consumidores através de aplicativos de banco, redes sociais e compras. Esses dispositivos são os mais vendidos. Por outro lado, os computadores voltaram a ser mais comprados em 2021 com crescimento de 27%, com 14 milhões de unidades comercializadas no ano, e expectativa de aumento de 10% para 2022.

Na divisão por funcionalidades e tipo de utilização, os dados da FGV também indicam os números no Brasil: 447 milhões de dispositivos digitais em uso, 110 milhões de computadores portáteis ou tablets, 95 milhões de aparelhos no formato PC e ainda 268 milhões de equipamentos de televisão.