Em Alagoas, vendas no varejo crescem 3,8% em abril, quarta alta consecutiva
O volume de vendas do comércio varejista cresceu 3,8% em Alagoas no mês de abril. Essa foi a quarta variação positiva em sequência, uma vez que janeiro (4,6%), fevereiro (1,9%) e março (1,7%) também registraram alta . As informações são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta sexta-feira (10) pelo IBGE.
Em relação a abril de 2021, as vendas no varejo também cresceram 15,1% em Alagoas. Nos últimos 12 meses, houve estabilidade.
No Brasil, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 0,9% em abril, na comparação com março, apresentando o quarto mês consecutivo de alta. Contra igual período do ano passado, o crescimento foi de 4,5%. Nos primeiros quatro meses do ano, o setor acumulou aumento de 2,3%, e, nos últimos 12 meses, de 0,8%
“Os quatro meses do ano foram positivos, mas vêm em trajetória decrescente: de 2,4% em janeiro para 0,9% em abril. O crescimento é consistente, porém desigual. Como um todo, o comércio varejista está 4,0% acima do patamar pré-pandemia, em fevereiro de 2020. Mas entre as atividades está desigual”, avalia Cristiano Santos, gerente da pesquisa, ao observar o panorama do país.
Vendas no comércio varejista ampliado crescem 0,8% em Alagoas
Em Alagoas, o volume de vendas do comércio varejista ampliado, que integra também as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, registrou alta de 0,8% em abril. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a alta foi de 11,1%. Nos últimos 12 meses, o comércio varejista ampliado cresceu 3%.
Vendas no comércio mostram aumento em 19 das 27 unidades da federação
Na comparação com março, o volume de vendas do varejo foi positivo em 19 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Amazonas (4,4%), Rio Grande do Norte (4,0%) e Alagoas (3,8%). Por outro lado, oito estados tiveram resultados no campo negativo, com destaque para: Pernambuco (-7,7%), Roraima (-4,5%) e Pará (-4,4%).
Frente a abril de 2021, houve predomínio de taxas positivas, com 23 das 27 UFs em crescimento. Os destaques foram Ceará (18,5%), Alagoas (15,1%) e Espírito Santo (14,9%). Por outro lado, pressionando negativamente, destacam-se Pernambuco (-7,6%), Bahia (-4,9%) e Amazonas (-2,0%).
Sobre a pesquisa
A Pesquisa Mensal de Comércio produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país e traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e unidades da federação. A técnica de coleta é o - Questionário eletrônico autopreenchido (CASI) e a Entrevista pessoal com questionário em papel (PAPI).
Últimas Notícias
Polícia divulga perfis dos mortos; Mais de 95% dos identificados eram comprovadamente ligados ao CV
Com recorde na geração de emprego, Sine Alagoas divulga 2.228 vagas esta semana
Um homem de 33 anos foi assassinado a tiros dentro de casa, em Maceió
Homem é flagrado com cigarro de maconha durante ronda do Canil em Arapiraca
Homem embriagado agride ex-mulher em via pública e acaba preso em Arapiraca
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca

