Jogador do Internacional muda nome em rede social para "macaco" e se manifesta após laudo

Por redação com GE 08/06/2022 21h09
Por redação com GE 08/06/2022 21h09
Jogador do Internacional muda nome em rede social para 'macaco' e se manifesta após laudo
Edenilson post Instagram racismo - Foto: Reprodução

O volante Edenilson, do Inter, foi às redes sociais se manifestar sobre o laudo de leitura labial do Instituto-Geral de Perícias (IGP) do Rio Grande do Sul, que não identificou injúria racial por parte do lateral Rafael Ramos, do Corinthians. O Inter se manifestou em nota e reiterou apoio ao atleta (veja abaixo).

Nos "stories" do Instagram, Edenilson publicou uma foto com punho erguido e uma mensagem: "Não iriam nos calar? Já nos calaram. Se ofendidos aceitem, engulam a seco. Finjam que não escutaram, é uma luta desleal, é uma luta inconclusiva", escreveu o jogador.

O atleta também alterou seu nome na "biografia" da rede social para "Macaco Edenilson Andrade dos Santos" e apagou todas as publicações no seu perfil.

A perícia oficial, em documento de 40 páginas, foi enviada nesta quarta-feira pelo IGP para a 2ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, e conclui que "é impróprio afirmar o que foi proferido pelo jogador na cena questionada", como diz um trecho do texto.

A delegada responsável pelo caso, Ana Luiza Caruso, disse que, a princípio, não vai haver indiciamento, mas vai encaminhar o processo ao Ministério Público (MP), que vai decidir se dará prosseguimento ao caso na Justiça ou não.

Nas últimas semanas, o caso seguiu na esfera esportiva. Edenilson e Rafael Ramos prestaram depoimentos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e mantiveram as versões apresentadas anteriormente.