'Temos suspeitos', diz polícia sobre furto ao apartamento de Carlinhos Maia em Maceió

Por redação com G1/ AL 06/06/2022 18h06
Por redação com G1/ AL 06/06/2022 18h06
'Temos suspeitos', diz polícia sobre furto ao apartamento de Carlinhos Maia em Maceió
Carlinhos Maia - Foto: Reprodução

Os delegados que investigam o furto ao apartamento do influenciador digital Carlinhos Maia disseram nesta segunda-feira (6), em entrevista coletiva realizada em Maceió, que já têm suspeitos do crime.

"Nós temos suspeitos, mas não seremos levianos de apontar para alguém agora. Temos a linha de investigação que aponta para um grupo especializado nesse tipo de crime. Não foi algo do tipo 'estamos hospedados aqui e eles moram aqui do lado'. Quando a gente tiver algo mais concreto sobre autoria, iremos divulgar", disse o delegado Lucimério Campos.

O crime aconteceu na madrugada de 29 de maio. As câmeras de segurança do luxuoso prédio à beira-mar de Cruz das Almas, na capital alagoana, filmaram os dois criminosos passando pela garagem, com o corpo todo coberto, com chapéu, máscara e luvas. As imagens foram divulgadas no domingo (5) pelo Fantástico .

O delegado-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier, disse que as investigações avançam, mas que nenhuma operação foi realizada para prender os criminosos até esta segunda. "Não houve operação específica nesse sentido".

Para a Polícia Civil, o crime foi encomendado e planejado há um bom tempo, mas a polícia não especificou por quanto tempo.

Os delegados afirmam que o caso vai ser esclarecido, mas pediram paciência. "Só pedimos paciência à vítima, a dinâmica do trabalho é diferente. Nós queríamos estar apresentando a solução do crime, mas precisamos de cautela para isso", diz Lucimério Campos.

Carlinhos Maia falou sobre as críticas que recebeu nas redes sociais sobre a exposição excessiva da sua rotina, mostrando inclusive os itens que foram furtados.

"Me arrepender de me expor tanto? Eu acho que não, porque foi essa exposição que me fez chegar aonde eu cheguei. Eu acho que fica a mensagem de se expor um pouco menos, sabe? O que mais dói é você ter que ler tantas e tantas vezes que isso é marketing”, afirmou o influenciador.

Câmera de segurança do prédio foi desligada


O edifício tem 36 câmeras espalhadas, mas somente duas registraram a passagem dos ladrões, único rastro deixado pelos bandidos até agora. Segundo as investigações, a câmera principal, a do corredor que dá acesso ao apartamento, foi desconectada há pelo menos 15 dias.

15 dias é exatamente o prazo para que as imagens sejam apagadas automaticamente do servidor.

Por isso, não é possível saber ainda quem desconectou o equipamento, uma peça importante para a investigação. Além de a câmera do 3º andar, onde vive Carlinhos, estar desconectada, outra, no térreo, estava desligada.

Fotos mostram armários do quarto revirados. Para a polícia, os ladrões são de fora do estado de Alagoas e tinham uma encomenda: o relógio mais caro - avaliado em R$ 1 milhão - e um colar de 36 diamantes - de R$ 1,5 milhão. Eles estavam no cofre com algumas outras joias, e os bandidos saíram com cofre e tudo. O alvo era tão definido que ficaram para trás outros seis relógios também valiosos.

“Uma coisa é clara para nós: eles [criminosos] têm uma expertise e têm uma qualificação diferenciada para agir em crimes dessa natureza”, afirma Gustavo Xavier, delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas.

Homem e mulher invadiram o apartamento


A Polícia Civil ainda tenta identificar os dois criminosos que aparecem nas imagens das câmeras de segurança do prédio de Carlinhos Maia, mas adiantou que se tratam de um homem jovem e de uma mulher.

O porteiro só tinha acesso a imagens de 16 câmeras. As outras, embora ligadas, não estariam canalizadas no monitor dele. Mas um alarme - do sensor de presença - tocou. A polícia acredita que dupla pode ter conseguido "informação privilegiada" para entrar no prédio.

“O porteiro disse que - como outros casos de acionamento por animais ou até pela sensibilidade mesmo do dispositivo -, ele achou que era mais uma dessas situações e não se preocupou em olhar. Nós temos tido o cuidado de saber se isso é só uma falha humana e ou se é um envolvimento de pessoas ali que trabalhavam no edifício, pessoas ligadas ao Carlinhos Maia” disse o delegado Lucimério Campos.

O apartamento estava vazio no momento do furto. Carlinhos Maia estava em Aracaju para uma lipoaspiração e, ao receber alta, não quis retornar para Maceió, foi para a casa dos pais em Penedo, no interior de Alagoas, onde deve permanecer até a conclusão das investigações. Lucas Guimarães, o marido de Carlinhos, estava a trabalho em Cancún, no México, mas já retornou ao Brasil.