Deputado Tarcizo Freire apresenta projeto favorável às mulheres mastectomizadas de Alagoas

Por redação com assessoria 23/05/2022 21h09
Por redação com assessoria 23/05/2022 21h09
Deputado Tarcizo Freire apresenta projeto favorável às mulheres mastectomizadas de Alagoas
Deputado Tarcizo Freire - Foto: Assessoria

Encontrasse em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), o Projeto de Lei Ordinária (PLO),de nº 868/2022 de autoria do deputado estadual Tarcizo Freire (PP), que dispõe sobre a assistência psicológica às mulheres mastectomizada no estado de Alagoas.

Preocupado com a saúde das mulheres alagoanas acometidas com câncer de mama, o parlamentar fez questão de ressaltarno PL que é de grande relevância que todas as pacientes diagnosticadas com o câncer tenham um suporte psicológico adequado durante todas as fases do tratamento.

Uma das justificativas para sua propositura é que as principais preocupações que surgem nas pacientes durante a mastectomia estão a perda da feminilidade, tristeza intensa, ausência da autoestima, isolamento social, além da perda do parceiro.

“A mulher mastectomizada se sente mutilada e rejeitada no âmbito social e também em sua casa. A falta de apoio das pessoas no entorno é um dos principais motivos que levam essas mulheres entrarem em depressão. Portanto, a intervenção psicológica na pós-mastectomia é essencial”, concluiu o deputado Tarcizo Freire.

O texto cita ainda que algumas pesquisas que mostram que as mulheres com câncer de mama, incluindo as que passaram pela experiência da Mastectomia, submetidas ao acompanhamento psicológico, obtêm ganhos significativos, tais como melhora no estado geral de saúde, melhoria na qualidade de vida, melhor tolerância aos efeitos adversos do tratamento médico (cirurgia, quimioterapia e radioterapia) e melhor comunicação entre paciente, família e equipe.

Mastectomia


É um procedimento cirúrgico para a remoção de uma ou ambas as mamas, que, na maioria das vezes, está indicada para pessoas diagnosticadas com câncer.