HGE investiga denúncia de que estudantes de medicina de Maceió realizaram cirurgia irregularmente

O Hospital Geral do Estado (HGE) investiga se três estudantes de medicina realizaram um procedimento cirúrgico na unidade irregularmente. De acordo com a denúncia, os envolvidos não estão sequer na residência médica (etapa destinada a profissionais recém-formados, como uma modalidade de pós-graduação). A informação foi confirmada ao g1 nesta segunda-feira (23).
O caso aconteceu no dia 17 de maio. Teriam participado um estudante do 3º período de medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que é filho de um cirurgião do HGE que apenas assistiu à cirurgia, um estudante do 8º período do Centro Universitário Cesmac e outra do Centro Universitário Tiradentes (Unit). O curso de medicina no Brasil tem duração de 12 períodos.
Por meio de nota, o HGE informou que as pessoas citadas e os coordenadores das áreas envolvidas foram notificados para pestarem esclarecimentos. "Caso o fato seja confirmado, um procedimento administrativo será aberto para responsabilização das pessoas mencionadas nas esferas cabíveis (leia na íntegra ao final do texto).
A reportagem também entrou em contato com as universidades onde os estudantes estudam. A Ufal disse que vai aguardar o final das investigações para se pronunciar. Já a Unit informou que começou a apurar o caso, mas adiantou que "a aluna não estava realizando atividades acadêmicas oficiais da instituição durante o fato citado. Que os atos praticados pela aluna fora do horário acadêmico são de responsabilidade da mesma". O Cesmac não respondeu.
A denúncia foi feita por um residente de medicina do HGE, que gravou um vídeo ao perceber o procedimento irregular e protocolou a denúncia junto à instituição via email. Em um relato compartilhado anonimamente nas redes sociais, ele contou que foi intimidado pelo médico que é pai de um dos estudante.
Segundo o Conselho Regional de Medicina (CRM), o médico precisa fazer, no mínimo, dois anos de residência para realizar alguns procedimentos cirúrgicos, acompanhados de um cirurgião formado e experiente. Durante o curso de medicina, os estudantes podem somente acompanhar os procedimentos como internos, sempre sob supervisão médica.
Leia a nota do HGE na íntegra:
A Gerência do Hospital Geral do Estado (HGE) apura a denúncia de que estudantes de Medicina, acompanhados por médicos sem atendimento a lei de estágios, estiveram à frente de um procedimento cirúrgico de maneira irregular. Coordenadores das áreas envolvidas já foram notificados, bem como as pessoas supostamente envolvidas, para prestação de esclarecimentos. Caso o fato seja confirmado, um procedimento administrativo será aberto para responsabilização das pessoas mencionadas nas esferas cabíveis.
Leia a nota da Unit na íntegra:
O Centro Universitário Tiradentes - Unit Alagoas, vem a público informar que tomou conhecimento da denúncia realizada e está apurando os fatos, porém em apuração preliminar, foi constatado que a aluna não estava realizando atividades acadêmicas oficiais da instituição durante o fato citado.
Que os atos praticados pela aluna fora do horário acadêmico são de responsabilidade da mesma e que o Centro Universitário Tiradentes continuará com a verificação dos fatos e se coloca à disposição para mais esclarecimentos.
Últimas Notícias

CBF abre o jogo sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões

Quem é Ana Paula Leme, ex-panicat presa de novo após tumulto com PMs

PSG abre vantagem sobre Arsenal por vaga na final da Liga dos Campeões

'Eu me sinto envergonhada por ser mãe', diz cantora sobre romance da filha, Hanna Santos, com Artur Jorge
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
