Hemoal coleta sangue em Arapiraca e Coruripe nesta terça-feira (24)

Por redação com assessoria 23/05/2022 20h08
Por redação com assessoria 23/05/2022 20h08
Hemoal coleta sangue em Arapiraca e Coruripe nesta terça-feira (24)
Além de no mínimo 16 anos e peso igual ou superior a 50 quilos, voluntários devem usar máscara - Foto: Assessoria

Para facilitar o acesso dos alagoanos à prática da doação voluntária de sangue, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza duas coletas externas nesta terça-feira (24). Em Coruripe, a iniciativa itinerante acontece das 9h às 16h, na Unidade de Coleta e Transfusão, ao lado do Hospital Carvalho Beltrão. Já no município de Arapiraca, a ação ocorre das 8h às 12h e das 13h às 16h, na Praça Marques da Silva, no bairro Centro.

Para se candidatar à doação voluntária de sangue é necessário ter no mínimo 16 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e comparecer ao local de doação de sangue portando um documento de identificação com foto. O candidato à doação de sangue deve ter boa saúde, estar usando máscara e, caso tenha feito tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação e colocado um piercing, a doação de sangue só pode ocorrer após um ano.

Já os menores de 18 anos só podem doar sangue se estiverem acompanhados dos pais ou de um responsável legal. Com relação aos homens, para realizar nova doação de sangue, é necessário que a última tenha ocorrido há dois meses. No caso das mulheres que já são doadoras habituais, o intervalo entre a última doação e a nova deve ser de três meses.

“Pessoas que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 11 anos, hepatite são proibidas de doar sangue permanentemente. No caso das mulheres, há impedimento para doar sangue caso estejam grávidas ou amamentando”, ressalta a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.

Novo Coronavírus – No caso dos voluntários que tiveram apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes, não apresentaram sintomas da Covid-19, podem se candidatar à doação de sangue normalmente. Quanto àqueles que tenham se infectado com o novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação.

Os candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados contra a Covid-19, é necessário aguardar um intervalo para doar sangue. Se a vacina recebida foi a CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas, mas se os imunizantes foram a AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo é de 7 dias.