Operação pede exclusão de mais de 60 aprovados em concursos públicos por causa de fraude, em Alagoas
Nesta quarta-feira (18), a Polícia Civil solicitou à Justiça a exclusão de 61 candidatos aprovados por meio de fraudes em concursos da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Alagoas, realizados em 2021.
O delegado-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier deu detalhes das investigações que resultaram na Operação Loki.
17 pessoas foram presas ainda na primeira fase da investigação. As primeiras cinco prisões aconteceram em agosto do ano passado, quando os candidatos foram flagrados, em Maceió e Recife, durante as provas da Polícia Civil.
Outras 12 pessoas foram presas na megaoperação deflagrada em outubro em Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Paraíba. Com a conclusão do inquérito, foram indiciadas 77 pessoas.
Com os primeiros presos, foram apreendidos pontos eletrônicos que seriam utilizados para receber as respostas das questões das provas. "Com base nessas apreensões, nós fizemos a extração desses dados e, consequentemente, obtivemos diversos elementos que materializaram o início da investigação", explicou o delegado Gustavo Xavier.
De acordo com os investigadores, nem todos os envolvidos nas fraudes conseguiram aprovação. Alguns, mesmo fazendo uso de ponto eletrônico e outros meios ilícitos, foram eliminados dos concursos.
Ao todo, foram pedidos 73 afastamentos, considerando também os candidatos eliminados.
Entre os aprovados apontados como fraudadores pela investigação, 36 já haviam sido afastados antes pela Justiça Cível. Porém, por meio de recurso, alguns candidatos conseguiram retornar ao certame. Por isso, a Polícia Civil decidiu solicitar o afastamento de todos os envolvidos.
Entre os presos e indiciados na Operação Loki está o ex-policial militar alagoano apontado como chefe da organização criminosa, Flávio Luciano Borges Nascimento. Segundo a Polícia Civil, alguns dos presos conseguiram na Justiça o direito de responder aos crimes em liberdade.
Redação com G1- AL
Últimas Notícias
SP: incêndio atinge comunidade em Santos
Mesmo com medida protetiva, mulher é vítima de feminicídio no Rio
Gestores escolares discutem diretrizes para Jornada Pedagógica 2026
Seu Boinha entra em quadro gravíssimo e tem risco de morte
Copa do Brasil 2026: veja valores da premiação por cada fase do torneio
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
29ª edição do Raízes de Arapiraca

