Ronda no Bairro afasta agentes após denúncia de tortura e injúria contra adolescente em Maceió

Após a denúncia da mãe de um adolescente de 17 anos de que ele sofreu tortura e injúria racial por agentes do Ronda no Bairro, a superintendência do programa de segurança comunicou nesta sexta-feira (13) que abriu um processo administrativo para apurar o caso e afastou os agentes envolvidos enquanto durar a investigação.
O caso aconteceu na quinta (12). A mulher, que registrou denúncia junto à Polícia Civil e à Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB-AL, divulgou um vídeo de câmera de segurança que mostra o momento em que o jovem é derrubado da bicicleta na Rua Barão de Alagoas, no Centro, e levado para a calçada pelos agentes da Ronda no Bairro.
"Diante da ocorrência e do processo administrativo que está sendo realizado juntamente ao setor disciplinar, o Programa determinou o afastamento dos agentes de proximidade envolvidos na ocorrência das atividades operacionais nas regiões de atuação contempladas pelo PRB durante o período de apuração", diz o comunicado da superintendência do Ronda no Bairro divulgado nesta tarde.
Não foi informado, porém, os nomes dos agentes afastados nem se foram todos os integrantes da equipe que realizou a abordagem ao jovem ou se foi apenas parte da equipe.
No momento da ocorrência, o adolescente fazia entrega de milho e coco ralado no centro de Maceió. A Comissão da OAB classificou o caso como "abordagem extremamente truculenta".
No termo de declaração registrado na OAB, consta o relato de que "quatro policias pararam a moto, onde apenas dois desceram em direção ao seu filho, arrastando-o pela camisa, em seguida, o pressionaram contra uma porta de rolo de um ponto comercial e passaram a proferir vários choques em sua barriga, em cima de uma cirurgia pela qual o mesmo passou recentemente".
Claudevânia de Souza afirmou que, antes ser derrubado da bicicleta, seu filho ouviu um dos agentes gritar: "Pare, seu negrinho! Para logo, seu negro!". Ela disse que o jovem tentou frear a bicicleta com os pés, já que ela não tem freio, quando foi chutado nas costas por um agente da Ronda no Bairro e caiu no chão.
A mãe e o adolescente prestaram depoimento na Delegacia de Crimes Contra a Criança e o Adolescente (DCCCA) e ele passou por exame de corpo de delito.
Últimas Notícias

CBF abre o jogo sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões

Quem é Ana Paula Leme, ex-panicat presa de novo após tumulto com PMs

PSG abre vantagem sobre Arsenal por vaga na final da Liga dos Campeões

'Eu me sinto envergonhada por ser mãe', diz cantora sobre romance da filha, Hanna Santos, com Artur Jorge
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
