Eclipse total da Lua pode ser visto de Alagoas no domingo; saiba como acompanhar

Os amantes da astronomia já podem anotar na agenda: vai haver mais um eclipse total da Lua entre a noite de domingo (15) e a madrugada de segunda-feira (16), e ele poderá ser visto a olho nu de Alagoas. A Lua , encoberta pela sombra da Terra, parecerá 7% maior e ganhará uma coloração avermelhada, conhecida como "Lua de sangue", fenômeno conhecido como “Dispersão de Rayleigh”.
O eclipse poderá ser visto a partir de 22h32, momento em que a Terra começa a passar na frente da Lua, cobrindo o Sol. Quando o alinhamento alcançar a sua totalidade e a sombra encobrir completamente a Lua, ela ficará avermelhada e escura, porque não terá a incidência direta da luz solar. O fenômeno termina às 3h50 do dia seguinte.
A última vez que foi possível observar o eclipse total no Brasil foi no dia 28 de setembro de 2015 e, após esse fim de semana, ele só voltará a ser visto daqui no dia 14 de março de 2025, quase 3 anos depois.
Como acompanhar o eclipse total da Lua
Com um binóculo ou um pequeno telescópio já é possível ver facilmente a Lua sendo encoberta pela umbra (que é a parcela da sombra que não recebe luz alguma) formada pela Terra.
Mas quem não tem nenhum equipamento também poderá assistir ao eclipse, segundo o professor e astrônomo Adriano Aubert S. Barros, do Observatório Astronômico. "O fenônemo também pode ser visto a olho nu".
Agora, para ver o evento em sua totalidade e a olho nu, é preciso pedir uma ajudinha aos astros para que as condições climáticas não atrapalhem o tão aguardado espetáculo.
"Esse será um possível problema para a visualização aqui no leste do Nordeste. Estamos no período chuvoso e a nebulosidade aumenta nos meses de maio a agosto. Contudo, devido à longa duração do eclipse, que na fase total durará mais de uma hora, aumentam as chances de sua observação", disse o professor Adriano Aubert S. Barros.
Se o tempo não ajudar, é apelar para a internet. O Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas, que é uma entidade parceira da Usina Ciência da Ufal, vai acompanhar e transmitir o eclipse através do seu canal do YouTube.
Além do eclipse, o calendário astronômico do mês ainda tem duas chuvas de meteoros relevantes. A Eta Aquariids: ativa de 15 de abril a 27 de maio (pico, de 4 a 5 de maio); e a Tau Herculids: potencialmente ativa entre o fim de maio e o início de junho (pico, possivelmente de 29 a 31 de maio).
Últimas Notícias

Brasil conhece adversários no Pré-Mundial Feminino de basquete

Motociclista perde o controle e cai na AL-115 após desviar de buraco, em Arapiraca

Ufal afirma que apura, junto ao Ministério Público, suspeita de fraude em cotas do curso de medicina

SSP apresenta detalhes de operação que recuperou relógios Rolex roubados na capital

Jovem que achava ter gripe descobre quadro grave e perde as 2 pernas
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

62 anos de Emancipação Política de Coité do Nóia

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Inauguração do Supermercado São Luiz no bairro Massaranduba
