FAB expulsa sargento preso na Espanha com cocaína três anos após flagrante

Por redação com O Globo 12/05/2022 20h08
Por redação com O Globo 12/05/2022 20h08
FAB expulsa sargento preso na Espanha com cocaína três anos após flagrante
Sargento da Aeronáutica Manoel Rodrigues - Foto: Foto: Reprodução

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que excluiu definitivamente da corporação o segundo-sargento Manoel Silva Rodrigues, preso em flagrante no aeroporto de Sevilha, na Espanha, por estar portando 39 quilos de cocaína. O caso aconteceu em junho de 2019. Na época, Rodrigues foi flagrado com a droga dentro de uma aviação da FAB que estava a serviço da viagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) para o Japão.

De acordo com a Força Aérea, a expulsão do militar é resultado do processo administrativo aberto após a prisão de Rodrigues, acusado de tráfico internacional de drogas. A FAB explicou que a demora para excluir Rodrigues de seus quadros, quase três anos após a prisão em flagrante, se deu pelo trâmite administrativo da intimação militar:

"Ressalta-se que o tempo decorrido até a efetiva expulsão do sargento esteve condicionado ao cumprimento dos devidos trâmites administrativos de intimação do militar, que se encontra detido em outro país, desde a sua prisão em flagrante.

Com a medida, Rodrigues também perde seu grau hierárquico dentro da corporação militar e deixa de receber qualquer honorário da FAB. Como segundo-sargento, ele recebia um salário bruto de R$ 7,2 mil.

O avião usado por Rodrigues para transportar a droga dava suporte à missão presidencial que levava Bolsonaro ao Japão, onde o presidente participou das reuniões do G-20, o grupo dos 20 países mais ricos do mundo. A aeronave fazia uma escala na Espanha quando houve o flagrante. Rodrigues atuava como comissário de bordo em voos oficiais da Aeronáutica.

A Justiça Militar da União já havia condenado o sargento, em fevereiro deste ano, a 14 anos e seis meses de reclusão.