Lançamento de livro e projeção de documentário movimentam a fotografia alagoana

Por Assessoria 11/05/2022 16h04
Por Assessoria 11/05/2022 16h04
Lançamento de livro e projeção de documentário movimentam a fotografia alagoana
Lançamento de documentário - Foto: Assessoria

No próximo dia 16, às 20h, a CAPh – Casa Alagoana da Photografia – em parceria com a Fragma Imagem, fará o lançamento presencial do fotolivro BOMFIM – FÉ E LIBERDADE, do fotógrafo Jorge Vieira. No evento será apresentado o minidocÁGUAS DE OXALÁ, também de autoria de Vieira, e ocorrerá uma Roda de Conversa com a participação de Celso Brandão, fotógrafo e cineasta, Francisco Oiticica Filho, artista visual, e do babalorixá Pai Célio de Iemanjá, coordenador da Lavagem do Bomfim em Maceió, com a mediação da fotógrafa Dilma de Carvalho.

O fotolivro de Vieira, que teve lançamento virtual em novembro último e apresentação ao público do Axé em janeiro deste ano, é composto por 42 fotografias em preto e branco com edição assinada pelo fotógrafo paraense Guy Veloso. Com imagens construídas em linguagem poético-documental, traz personagens, cenas e cenários fotografados por quatro anos cuja abordagem revela que a Lavagem do Bomfim realizada em Maceió, além de uma celebração das tradições de matriz africana, também é um ato contra a intolerância religiosa e toda forma de preconceito, e uma bela e rica manifestação artística. Segundo Celso Brandão, que assina um dos textos do livro, “Jorge Vieira nos induz a ver a graça do culto religioso e a crer no fértil e também sagrado caminho da arte”.



“A fotografia alagoana vive um momento muito promissor, com a inserção de vários nomes no mercado editorial, e diferente de uma exposição, o livro, uma vez adquirido, permite que o amante da cultura fotográfica mergulhe com mais ênfase na obra do artista, o que amplia sua interação com a fotografia”, comenta Dilma de Carvalho, coordenadora da CAPh,

O evento tem entrada franca e ocorrerá no Cine Arte Pajuçara. Maiores informações pelo 82 98866-1749.





Lançamento do livro BOMFIM – FÉ E LIBERDADE e projeção do minidoc ÁGUAS DE OXALÁ

Cine Arte Pajuçara

Segunda-feira, 16.05.22, às 20h

Entrada Franca