Acidentes de trânsito: as 7 maiores causas e como evitá-las

Quando o assunto envolve acidentes de trânsito, a precaução é a melhor medida para evitar uma possível fatalidade. Afinal, com o grande fluxo de carros e pedestres nos centros urbanos, ninguém está totalmente livre de se envolver em algo do tipo.
O nosso país conta com uma série de campanhas de conscientização dos motoristas. Em 2021, o Brasil registrou uma média anual de 30 mil óbitos provocados por acidentes. Isso quer dizer que 80 pessoas em média morrem diariamente em função de acidentes de trânsito.
Alguns veículos são mais seguros que outros. Por isso é interessante fazer um comparativo de carros para saber exatamente qual a melhor opção conforme aquilo que você pode adquirir.
No post de hoje, você vai conhecer as 7 maiores causas dos acidentes no Brasil, além de estratégias eficazes para evitá-las. Continue lendo e confira!
Quais são as 7 maiores causas de acidentes de trânsito no Brasil?
O trânsito é um ambiente muito perigoso por várias razões. Mas a principal delas é, sem sombra de dúvidas, a imprudência de vários motoristas que circulam pelas vias nacionais.
A seguir, você vai conhecer uma série de causas que provocam acidentes de trânsito.
1. Colisão traseira
A colisão traseira é uma situação comum em que os veículos se chocam no mesmo sentido de circulação. Ou seja, o automóvel que vem por trás acerta a traseira do outro que segue à frente.
Essa espécie de acidente de trânsito tem como motivo, principalmente, a ausência de distância em relação ao veículo da frente. Junto a isso, podemos somar a distração dos condutores.
2. Saída de pista
A saída de pista é um dos tipos de acidentes de trânsito em que o motorista não consegue se manter na pista. Em várias situações, o carro se choca com obstáculos às margens da via, provocando ainda mais danos.
O excesso de velocidade é a causa principal aqui. O condutor, inclusive, coloca em risco tanto sua vida quanto a de outras pessoas.
Outro motivo de saída de pista é no momento de realizar ultrapassagens indevidas, óleo na pista e aquaplanagem – lâmina de água que se forma entre o asfalto e pneu.
3. Capotamentos
O capotamento acontece quando o veículo, por diversas questões, gira em seu próprio eixo. Nesse caso, ele chega até tocar o teto no solo e se imobiliza em alguma posição.
Normalmente, esse tipo de acidente é mais presente em veículos de maior porte,
como ônibus e caminhões. Mas não é uma regra: carros pequenos também podem passar por isso, quando há excesso de velocidade ou pneus sem manutenção, por exemplo.
4. Colisão frontal
Colisões frontais também representam uma boa parcela dos acidentes de trânsito que acontecem nas estradas federais.
A colisão frontal é bem comum nas rodovias, sendo determinada pela situação em que os veículos se chocam circulando em sentido contrário.
Esse é um problema muito grave, uma vez que a soma das forças mecânicas pode ocasionar um dano considerável.
5. Choque com objeto fixo
O choque com objeto fixo normalmente envolve somente um veículo. Ele se caracteriza pela situação em que o condutor bate contra um objeto fixo na pista. Nesse caso, pode ser um canteiro central ou uma mureta de proteção.
Esse tipo de acidente acontece, casualmente, por distração do motorista. Em outras situações, ocorre por cansaço, sonolência, influência de substâncias alcoólicas e excesso de velocidade.
6. Colisão com motocicletas
Vários motociclistas apresentam comportamentos que colocam em risco tanto a sua segurança quanto a de outras pessoas. Por conta disso, fique sempre atento em relação a esses condutores e tente manter uma distância segura.
Para quem é piloto de motocicleta, faça uso de equipamentos adequados e mantenha a velocidade conforme limites permitidos. Além do mais, não freie bruscamente e faça as curvas com cautela.
7. Atropelamentos
O atropelamento se evidencia quando acontece o choque entre um veículo automotor e um pedestre, ciclista ou animal. Na realidade, essa é uma circunstância recorrente nas cidades, em que o fluxo de pessoas é maior.
Porém, nas rodovias também podem acontecer, sendo ainda mais graves, por conta da velocidade com que os automóveis circulam.
Devemos entender que pedestres são sempre imprevisíveis. Idosos, crianças, pessoas desatentas, ao celular e até sob a influência de alguma substância podem cruzar o seu percurso.
Por isso é fundamental ter atenção até mesmo onde não há faixa de pedestres.
Como evitar os acidentes de trânsito?
Como vimos, existem variadas possibilidades de acontecer acidentes de trânsito. Mesmo em situações imprevisíveis, é possível utilizar uma postura preventiva a fim de evitar essas ocorrências. Veja, agora, como fazer isso.
Respeitar a sinalização de trânsito
Pode parecer óbvio, mas muitos motoristas não respeitam as sinalizações de trânsito. Então, evite esse erro e não ultrapasse, por exemplo, sinal vermelho e conserve o limite de velocidade adequado para aquela via.
Não dirigir se ingerir bebida alcoólica
Todo mundo sabe que bebida alcoólica e direção não combinam, certo? Pois bem, o álcool diminui seus reflexos e a atenção, o que pode colocar o condutor, passageiros e terceiros em risco de vida.
Por isso que em 2008 foi criada a famosa Lei Seca, a fim de combater a direção perigosa por conta da embriaguez ao volante.
Evitar distrações
Essa é uma das principais causas de acidentes de trânsito no Brasil. A desatenção dos motoristas tem origens variadas. Pode ser um celular ou até uma música alta no veículo que provoca tal situação.
Independentemente do que for, o certo é ter atenção total na via. Isso pelo fato de que dirigir não depende apenas de você. É necessário atenção também com as atitudes de outros motoristas e pedestres.
Usar cinto de segurança
Como não poderia faltar, uma das ações mais importantes para evitar acidentes de trânsito graves é usar o cinto de segurança. Ele, além de obrigatório, é capaz de salvar uma vida que poderia ser ceifada sem a utilização deste item.
Conclusão
Como você viu ao longo do texto, os acidentes de trânsito são grandes problemas nas vias do nosso país, devemos ter atenção redobrada como condutores para evitar que fatalidades evitáveis aconteçam diariamente.
Últimas Notícias

Justiça determina quebra de sigilo pela Google após ameaças a Felca

PM recupera três veículos roubados durante fiscalizações de trânsito em Maceió

Homem de 21 anos é hospitalizado com cabo USB na uretra

Seis cidades do interior de Alagoas passam por obras de implantação de redes de saneamento esta semana

Polícia Civil investiga esquema de venda ilegal de terrenos em área de preservação em Alagoas
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Inauguração do Centro de Educação Infantil Leônia Fontes

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
