Imagens mostram eclipse solar parcial neste sábado

Usuários de redes sociais postam seus registros do eclipse solar que ocorreu parcialmente neste sábado, dia 30, marcando o primeiro fenômeno deste tipo em 2022. A visão privilegiada pôde ser observada em áreas da América do Sul, principalmente na Argentina e no Chile, mas também em parte da Antártica e algumas localidades no Oceano Pacífico, pouco antes ou durante o pôr do sol.
A Nasa explica que o eclipse solar acontece quando a Lua se move entre o Sol e a Terra e, por lançar uma sombra no planeta, bloqueia a luz da estrela de forma total ou parcial. Outras regiões que puderam registrar o fenômeno foram uma parte do Uruguai, Oeste do Paraguai, Sudoeste da Bolívia, Sudeste do Peru, uma pequena parcela do Rio Grande do Sul, no Brasil, e as Ilhas Malvinas.
O caso deste sábado foi um eclipse parcial porque a Lua e o Sol não ficaram perfeitamente alinhados, então o satélite natural não cobriu completamente o astro luminoso. Por isso, o Sol assumiu uma aparência de ter sido "mordido".
A Nasa mencionou algumas medidas de segurança para observar o eclipse, ressaltando que "nunca é seguro olhar diretamente para o Sol sem um filtro solar seguro, mesmo que o Sol esteja parcialmente ou na maior parte obscurecido".
"Ao assistir a um eclipse solar parcial, você deve usar óculos de visão solar ou de eclipse durante todo o eclipse se quiser enfrentar o Sol. Óculos de visão solar ou eclipses NÃO são óculos de sol comuns; óculos de sol regulares não são seguros para ver o sol", afirmou a agência espacial americana.
Em caso de ausência de ócuros especiais, um método alternativo é o projetor conhecido como "pinhole", que não deve ser usado para olhar diretamente para o Sol, "mas sim para projetar a luz do sol em uma superfície", acrescentou a Nasa.
Últimas Notícias

Brasil conhece adversários no Pré-Mundial Feminino de basquete

Motociclista perde o controle e cai na AL-115 após desviar de buraco, em Arapiraca

Ufal afirma que apura, junto ao Ministério Público, suspeita de fraude em cotas do curso de medicina

SSP apresenta detalhes de operação que recuperou relógios Rolex roubados na capital

Jovem que achava ter gripe descobre quadro grave e perde as 2 pernas
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

62 anos de Emancipação Política de Coité do Nóia

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Inauguração do Supermercado São Luiz no bairro Massaranduba
