Imagens mostram eclipse solar parcial neste sábado

Usuários de redes sociais postam seus registros do eclipse solar que ocorreu parcialmente neste sábado, dia 30, marcando o primeiro fenômeno deste tipo em 2022. A visão privilegiada pôde ser observada em áreas da América do Sul, principalmente na Argentina e no Chile, mas também em parte da Antártica e algumas localidades no Oceano Pacífico, pouco antes ou durante o pôr do sol.
A Nasa explica que o eclipse solar acontece quando a Lua se move entre o Sol e a Terra e, por lançar uma sombra no planeta, bloqueia a luz da estrela de forma total ou parcial. Outras regiões que puderam registrar o fenômeno foram uma parte do Uruguai, Oeste do Paraguai, Sudoeste da Bolívia, Sudeste do Peru, uma pequena parcela do Rio Grande do Sul, no Brasil, e as Ilhas Malvinas.
O caso deste sábado foi um eclipse parcial porque a Lua e o Sol não ficaram perfeitamente alinhados, então o satélite natural não cobriu completamente o astro luminoso. Por isso, o Sol assumiu uma aparência de ter sido "mordido".
A Nasa mencionou algumas medidas de segurança para observar o eclipse, ressaltando que "nunca é seguro olhar diretamente para o Sol sem um filtro solar seguro, mesmo que o Sol esteja parcialmente ou na maior parte obscurecido".
"Ao assistir a um eclipse solar parcial, você deve usar óculos de visão solar ou de eclipse durante todo o eclipse se quiser enfrentar o Sol. Óculos de visão solar ou eclipses NÃO são óculos de sol comuns; óculos de sol regulares não são seguros para ver o sol", afirmou a agência espacial americana.
Em caso de ausência de ócuros especiais, um método alternativo é o projetor conhecido como "pinhole", que não deve ser usado para olhar diretamente para o Sol, "mas sim para projetar a luz do sol em uma superfície", acrescentou a Nasa.
Últimas Notícias

Ufal abre edital de cessão de espaço para restaurantes, cantinas e espaços multiuso

Indicadores de saúde na Atenção Primária em Penedo são positivos

Mulheres são atropeladas e uma cai de ponte de 40 metros, na BR-316, em Santana do Ipanema

Homem é preso por torturar enteado de 3 anos e obrigá-lo a comer fezes, no interior alagoano

Prefeitura firma parceria com Cesmac e garante descontos para junqueirenses de até 90% para cursos de direito, psicologia e fisioterapia
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Inauguração do Centro de Educação Infantil Leônia Fontes

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
