IMA recomenda que a população evite praias e fozes de rios no período de chuva em AL

26/04/2022 15h03
26/04/2022 15h03
IMA recomenda que a população evite praias e fozes de rios no período de chuva em AL
Praias improprias - Foto: Reprodução

No período de chuvas, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) faz alertas sobre os cuidados necessários e a balneabilidade do mar. Semanalmente, o instituto libera um relatório para informar os cidadãos sobre as condições de banho nas praias do estado.

De acordo com o IMA, a recomendação é evitar banhos de mar por pelo menos 48 horas depois de chuvas, além de evitar pontos críticos sob quaisquer circunstâncias de tempo. Alguns destes lugares são a Foz do Rio Niquim, na Barra de São Miguel, Riacho de Águas Férreas, em Cruz das Almas, e o Rio Pernisunga, em Maragogi.

Segundo Ricardo César, coordenador do Gerenciamento Costeiro do IMA, durante o outono e o inverno, quando, frequentemente, ocorrem chuvas, é essencial passar longe de fozes de rios e praias. Isso se dá porque esses locais recebem águas que passaram por outros lugares sem saneamento.

“Nas praias, através das águas que passam por galerias pluviais e calçadas, temos uma grande quantidade de microrganismos patogênicos que transmitem doenças, como também produtos químicos que podem causar reações alérgicas à população”, destacou o coordenador.