Vídeo. Bloco de carnaval fora de época atrapalha Missa de Páscoa em Paripueira

Padre precisou pedir ajudar da polícia para conseguir continuar a celebração

Por Sidinéia Tavares/Redação 18/04/2022 09h09 - Atualizado em 18/04/2022 10h10
Por Sidinéia Tavares/Redação 18/04/2022 09h09 Atualizado em 18/04/2022 10h10
Vídeo. Bloco de carnaval fora de época atrapalha Missa de Páscoa em Paripueira
Bloco atrapalhou missa em Paripueira - Foto: Reprodução de vídeo

A tradicional missa de Páscoa da Igreja Santo Amaro foi atrapalhada por um bloco carnavalesco fora de época que estava ocorrendo, na noite de ontem, domingo, 17 em Paripueira, Litoral Norte de Alagoas.

Devido a flexibilização das medidas de proteção contra a covid-19, a cidade realizou festas de carnaval e shows nos últimos dias. A comemoração coincidiu com a Semana Santa e prejudicou as tradicionais celebrações religiosas.

Na noite de Domingo de Páscoa um trio elétrico interrompeu a celebração, com o bloco passando ao lado de onde estava ocorrendo a missa. O que causou desconforte e vários fieis deixaram o espaço religioso.

A atividade litúrgica só foi respeitada após o Padre Lídio, pároco da Igreja Santo Amaro, conversar com a polícia local, pedindo para que a comemoração fosse encerrada. O padre publicou um vídeo do momento, nas redes sociais.

Após o impasse, a festa de carnaval, que estava ultrapassando a hora de encerramento, foi finalizada e a missa teve início.

Na última semana, a Arquidiocese de Maceió repudiou a realização de eventos carnavalescos marcados para a Semana Santa. Em nota, Dom Antônio Muniz  disse que a iniciativa foi vista como um ato de desrespeito.

Confira a nota na íntegra:


NOTA DE REPÚDIO

Realização de eventos carnavalescos durante Semana Santa
“Era desprezado como o último dos mortais, tão desprezível era, não fazíamos caso dele” (Isaías 53,3)A Arquidiocese de Maceió vem a público repudiar a realização de shows e eventos de folia durante a Semana Santa, inclusive nomeados com termos religiosos.
De fato, com o avanço da vacinação, já estamos vivenciando dias de esperança. No entanto, é lamentável que em pleno momento em que a Igreja celebra o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo não exista o respeito pelo que é sagrado.
Dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm
Arcebispo metropolitano de Maceió

Assista: