Unidades do Hemoal em Maceió e Arapiraca terão horários especiais a partir de quinta-feira, 14
Os Hemocentros de Alagoas terão horários especiais de funcionamento durante o feriadão da Páscoa. O objetivo é manter estabilizado o estoque de sangue dos Hemocentros, em Maceió e Arapiraca, para atender a demanda dos hospitais e maternidades de Alagoas durante a páscoa.
Na Unidade Maceió, o Posto de Coleta do Trapiche vai abrir na quinta-feira (14) e no sábado (16), das 7h30 às 17h, mas estará fechado na sexta-feira (15); já o Posto de Coleta do Farol, no Hospital Veredas, não irá abrir na quinta (14), como ocorre semanalmente.
Na Unidade Arapiraca, o Posto de Coleta que funciona no antigo Empresarial Solution Center, irá atender os voluntários na quinta (14), das 7h às 12h e das 13h às 17h, além de realizar coleta externa na Praça Marques da Silva, no horário das 8h às 12h e das 13 às 16h, retomando o atendimento na segunda-feira (18).
Para doar sangue é preciso ter no mínimo 16 anos e peso igual ou superior a 50 quilos, precisa estar com boa saúde e usando máscara. No momento da doação, o voluntário deve apresentar um documento de identificação com foto.
A doação de sangue é proibida permanentemente para o voluntário que tenha contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 11 anos, hepatite. No caso das mulheres, há impedimento para aquelas que estejam grávidas ou amamentando. Mas se o candidato tiver colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação de sangue só pode ocorrer após um ano.
Quanto ao voluntário que já é doador habitual, é necessário que a última doação de sangue tenha ocorrido há dois meses, no caso dos homens. Com relação às mulheres, o intervalo entre a última doação e a nova deve ser de três meses.
Covid-19 – Caso o candidato à doação de sangue que tenha sido infectado pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Quanto ao voluntário que teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes, não apresentou sintomas da Covid-19, pode se candidatar à doação de sangue normalmente.
Vacinados - No caso do voluntário que tenha sido vacinado contra a Covid-19, é necessário aguardar um intervalo para doar sangue. Em se tratando da vacina CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas, mas se os imunizantes utilizados foram AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo aumenta para sete dias. Com relação à vacina contra a Influenza, o período de inaptidão também é de 48 horas.
Últimas Notícias
Condutor fica ferido após queda de moto na zona rural de Igaci
Motorista que retornava do Festival de Inverno de Água Branca capota carro na AL-145
Homem ameaça padrasto com facão, tenta atacar policiais militares e é contido com taser, em Arapiraca
PM prende homem em flagrante por agredir companheira com socos e esfaqueá-la em Craíbas
Homem embriagado é preso com pistola na cintura no bairro Bom Sucesso, em Arapiraca
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Grupo Coringa monta tradicional barraca no Partage Arapiraca
Arapiraca ganha centro de excelência em exames laboratoriais com a inauguração do Altolab

